Nova função do Instagram promete chacoalhar o mercado digital no Brasil

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  • Publicado em 19 de julho de 2018 às 16:51
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:52
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Instagram Television permitirá a publicação de vídeos de até 1 hora; hoje o limite era de um minuto

O Instagram acaba
de marcar um gol de placa ao desenvolver mais uma função que promete movimentar
o mercado digital: o Instagram Television (IGTV). Trata-se de uma função
desenvolvida exclusivamente para a publicação de vídeos de até uma hora. “Até
hoje, o limite máximo de tempo era de um minuto para as publicações no feed”, explica Denis Casita, especialista em Marketing Digital e CEO da Performa Web

A nova ferramenta,
que pode ser usada dentro do próprio aplicativo – um ícone de televisão foi
inserido no canto superior direito da tela, o que me faz lembrar que estamos
diante de uma nova forma de ver TV – ou em um App independente, tem como foco
principalmente os criadores de conteúdo com conta verificada, ou seja, com
aquele “check” azul ao lado do nome que identifica os perfis.

Para Denis, isso demonstra o
claro objetivo do Instagram de estreitar os laços, leia-se negócios, com
influenciadores, celebridades e marcas, que trazem para a rede (e para os próprios
Instagramers) diversas oportunidades e cifras vultuosas. Aliás, bastou a
atualização para vários deles já anunciarem novas ações para o IGTV. “Vale
lembrar que os usuários comuns, diga-se de passagem, também foram contemplados
com a novidade, só que com um tempo bem menor, é claro: apenas 10 minutos”, destaca.

Um dos motivos
pelos quais o IGTV chama a atenção é que ele veio para concorrer diretamente
com outro gigante do setor, o Youtube. Para isso, o Instagram lançou mão de
alguns recursos, a começar pela disposição do vídeo, que deve ser feito na
vertical, seguindo a linha de uso do smartphone. O Youtube já havia feito isso
recentemente, quando permitiu que as postagens fossem feitas em seu App na
vertical, acabando com o dilema dos usuários que queriam assistir a um vídeo em
tela cheia nessa posição, mas tinha de posicionar o celular na horizontal.

Outra novidade é a
definição dos vídeos, que passam a ter 4k, conferindo à imagem alta resolução.
Isso só reforça que a estratégia de criação de vídeos para serem consumidos no
celular tem tudo para ser cada vez mais profissional e, portanto, promissora. “Agora mais do que nunca é possível gerar conteúdos de excelente qualidade para
as empresas, sem que para isso elas precisem fazer altos investimentos na
criação, desenvolvimento e veiculação dos mesmos. Vale lembrar que, por
enquanto, os vídeos do Youtube possuem resolução HD de, no máximo, 1080p, bem
inferior ao da IGTV, o que, com certeza, vai forçar a concorrente a apresentar
melhorias nesse quesito”, explica o especialista.

Esses pontos, por
si só, têm tudo para impactar a forma como assistimos a esse tipo de conteúdo
na internet e também a geração de novos negócios. “A briga promete ser boa, o
que é ótimo para o mercado. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos”, reforça Denis.