Nova droga é encontrada no Estado de SP e deixa polícia em estado de alerta

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de junho de 2017 às 08:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A Pandora é um entorpecente psicodélico com efeitos similares aos do LSD

Uma nova droga, a NBome, também chamada de Pandora, já tem sido encontrada no Estado de São Paulo, o que tem feito com que as autoridades policiais fiquem em alerta. Em Franca, ainda não houve apreensões do entorpecente.

A Polícia Civil de Santo André anunciou, nesta quinta, a apreensão de 2.319 micropontos do produto, avaliados em R$ 115 mil. A ação é fruto de investigação feita a pedido do Ministério Público nas proximidades da UFABC (Universidade Federal do ABC). Um indivíduo, que mantinha um estúdio de tatuagem a cem metros da universidade, foi preso.

A Pandora é um entorpecente com efeitos similares aos do LSD. Segundo a polícia, o tráfico e consumo é mais comum justamente em universidades.

A estimativa é a de que cada microponto seja vendido por pelo menos R$ 50. Ainda não se sabe se é fabricada no Brasil ou se vem do exterior. A substância foi proibida em toda a União Europeia e também no Brasil em 2014, constando na portaria 344 SVS/MS da Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária).

O efeito do entorpecente dura mais de cinco horas e é ainda mais devastador do que o do LSD. A Pandora é mais potente e danosa ao organismo e faz com que o usuário perca o controle do que está fazendo.

Em 2014, o estudante Victor Hugo Santos, 20, foi encontrado morto na raia olímpica da USP (Universidade de São Paulo). Ele teria ingerido Pandora em festa da universidade, de acordo com exame toxicológico. 


+ Cotidiano