No sábado, Centro estava tomado por ambulantes, a maioria de outras cidades

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de julho de 2018 às 04:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além dos calçadões centrais, vendedores informais tomam conta de principais avenidas de Franca

Neste sábado, foi possível ver que uma solução para a presença ostensiva de vendedores ambulantes nas ruas e avenidas de Franca está longe de ter uma solução. A maioria deles, sequer é morador na cidade.

Durante todo o dia, nos calçadões centrais, dezenas de pessoas, com os mais variados sotaques, ofereciam de tudo para quem passava, irritando e dando prejuízos aos comerciantes legalmente estabelecidos e empurrando produtos sem qualquer procedência para a população. O serviço está sendo pago pela população, mas sem um resultado adequado.

O problema tinha diminuído desde que a Vigilância Sanitária Municipal passou a fiscalizar os ambulantes, após obtenção da autorização da Prefeitura, pela Câmara dos Vereadores. Porém, os informais voltaram com força total e, ao que parece, não estão sendo abordados com a mesma intensidade pelos fiscais, que passaram a receber um relevante reajuste salarial para fazer esta função..

A ação dos ambulantes é nociva sob vários aspectos, como prejudicar os comerciantes legalmente estabelecidos na cidade, que recolhem seus impostos e deixam de vender em razão da concorrência desleal dos informais. Além disso, não recolhem impostos e prejudicam a arrecadação do município.

A utilização dos fiscais da Vigilância foi determinada pela Prefeitura e regulamentada após os fiscais de Obras e Posturas e os de Renda se negarem a continuar executando este serviço sem a devida previsão desta atribuição em suas carreiras.


+ Política