No Pacaembu, Corinthians enfrenta o Santos de olho na fase do “mata-mata”

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de março de 2018 às 09:24
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Caso vença o Santos e o Bragantino tropece na segunda-feira, o Timão estará garantido nas quartas

Neste domingo (04), o Corinthians terá pela frente o último clássico nesta primeira fase do Paulistão 2018. No Pacaembu, o Timão enfrentará o Santos às 17h. O duelo, que será válido pela 10ª rodada do estadual, contará com a transmissão da TV Globo (para São Paulo e Distrito Federal) e Premiere.

Líder isolado do Grupo A, com 16 pontos, o Corinthians já pode garantir uma vaga na fase decisiva do Paulistão com uma combinação de resultados. Para chegar às quartas do estadual, o Timão precisa vencer o Santos e torcer por um tropeço do Bragantino, que joga na segunda-feira (05), contra a Ponte Preta.

Com essa combinação, o Alvinegro chegaria aos 19 pontos e ficaria a 7 de distância do Bragantino restando apenas dois jogos para o término da primeira fase

Esta será a 327º vez que o Corinthians enfrentará o Santos na história. Até o momento, o retrospecto é bastante positivo para o Timão. Foram 130 vitórias, 92 empates e 105 derrotas para a equipe praiana. Nos gols marcados o Corinthians também leva boa vantagem, com 580 a favor e 502 contra.

Para o confronto contra a equipe da baixada santista, Fábio Carille escalou o Corinthians com a mesma formação que derrotou o Palmeiras no último sábado (24) na Arena Corinthians. Rodriguinho, que não atuou no meio de semana pela Conmebol Libertadores por conta de uma suspensão, volta à equipe. A equipe corinthiana, portanto, inicia a partida com Cássio; Fagner. Balbuena, Henrique e Maycon; Gabriel e Renê Junior; Romero, Jadson, Rodriguinho e Clayson.

Na última sexta-feira (02), Emerson Sheik foi o escolhido para bater um papo com a imprensa. Entre diversos assuntos discutidos durante a entrevista, o atacante do Timão falou sobre a importância de se vencer um clássico e sobre os efeitos que esta vitória traz.

“Tão importante quanto a vitória, é o merecimento. É importante vencer, obviamente, mas merecer vencer é tão importante quanto. No próximo jogo o pensamento tem que ser esse. Segue firme e não muda nada. É claro que uma vitória no clássico motiva mais, deixa o ambiente alegre, a motivação é maior… não na sequência do ano inteiro, mas para o próximo jogo, sim. Mas é um clássico, tudo pode acontecer.”

Apenas dois dias após a disputa do clássico deste domingo, uma das vitórias mais marcantes sobre o Santos completará exatos 50 anos: em 06 de março de 1968, o Corinthians ganhou por 2 a 0, com gols de Paulo Borges e Flávio, e encerrou um período de 11 anos sem bater a equipe santista no Campeonato Paulista;

Outra curiosidade é que o sexto maior público de um jogo do Corinthians como mandante aconteceu em um clássico contra o Santos. No dia 29 de maio de 1977, em jogo válido pelo Campeonato Paulista, 117.676 pagantes acompanharam a goleada corinthiana por 4 a 0 no estádio do Morumbi.

Este será o quinto jogo do Corinthians no Pacaembu em 2018 e o segundo como visitante. Até o momento foram três vitórias e apenas uma derrota atuando dentro do estádio Paulo Machado de Carvalho.

Contra o Santos, o Corinthians já jogou no Pacaembu em 17 oportunidades como visitante. A última partida nesta condição foi disputada no dia 16 de novembro de 1994, pelo Campeonato Brasileiro, e terminou com vitória corinthiana de 2 a 1, com gols de Marques e Tupãzinho.

O clássico com o Santos marcará a 1695ª vez que o Corinthians jogará no Pacaembu. Com uma história repleta de conquistas e emoções, o Timão venceu no estádio municipal 969 jogos, empatou 397 e perdeu em 328 oportunidades. Um aproveitamento de 57,2% de vitórias dentro da Saudosa Maloca. Além disso, 3317 gols foram anotados e 1928 sofridos.

Último clássico das equipes no Pacaembu

Há quase cinco anos, no dia 12 de maio de 2013, Corinthians e Santos disputavam o último clássico dentro do Pacaembu. E nada mais justo do que um grande jogo marcar esta ocasião.

À época, o duelo era válido pelo primeiro confronto da final do Paulistão. Com gols de Paulinho e Paulo André, o Alvinegro superou o arquirrival por 2 a 1 e saiu com a vantagem para ficar com o título, que se concretizou com o empate em 1 a 1 na disputa realizada na Vila Belmiro, uma semana depois.


+ Futebol