Neurociência comprova: pensar positivo contribui para melhoria na carreira

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  • Publicado em 13 de junho de 2017 às 13:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:13
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Junto com o pensamento positivo, é preciso criar um plano de tarefas que levará ao propósito desejado

Pensamento positivo parece um clichê do dia a dia, mas essas palavras têm um poder muito maior que se possa imaginar. No momento em que o Brasil está passando, esse pensamento é um ingrediente importante para sobreviver e para se sobressair sobre os desafios que a vida impõe. Tem uma frase de Jorge Paulo Lemann, um dos maiores empresários do mundo, que conseguiu sintetizar a importância de manter o pensamento positivo: “Não conheço nenhum pessimista que tenha dado certo no mundo dos negócios”. 

E a neurociência vem comprovando: o otimismo e a gratidão são capazes de grandes transformações, uma vez que ajudam a regular as emoções, tornando as decisões mais prudentes. “O pensamento positivo é a habilidade de enxergar além das dificuldades, é a capacidade de perceber a situação, analisar, procurar a solução e absorver o aprendizado junto àquele momento”, explica o coach Marco Antônio Soares.

Resistência, inflexibilidade e imaturidade são outros fatores, além da postura negativa, que influenciam os objetivos profissionais. A pessoa que não conhece suas habilidades e competências tem dificuldades em chegar a resultados. “Lembrando que a vida profissional deve ter congruência com aquilo em que acreditamos. Quando a pessoa não se reconhece na posição profissional, menos chances de sucesso”, diz o coach.

Só pensar que “tudo vai dar certo” sem atitudes concretas, diz o especialista, não resolve nada. Por mais que a mente esteja com a atenção ampla quando otimistas, criar um plano de tarefas que levará ao propósito é mais efetivo. “Coloque tudo no papel. Veja quanto tempo vai gastar, quais os recursos vai precisar e o que é necessário fazer para correr atrás do que quer – sempre analisando o que é possível ou não. E deixe essas metas visíveis”, sugere Marco.

É importante dar o passo adiante depois de formular os objetivos. “Vejo que, no meio do processo de coaching, muitas pessoas param de fazer as ações”, conta. Mudar um costume requer, segundo ele, ao menos três meses, com esforço contínuo. “É importante identificar o hábito que não quer mais, e substituir por outro que traga ganhos”, recomenda.

Na prática

A gerente Ana Lígia Lemos, 40 anos, sabe bem como o pensamento positivo pode contribuir para a evolução da carreira profissional. Ela que sempre trabalhou em vendas, desejava evoluir nessa área. “Ao contrário do que muitas pessoas fazem, de se queixar da situação em que estão no momento, sempre agradeci as portas que se abriam e aproveitei cada oportunidade para aprender e me qualificar. Há dois anos conquistei a gerência da loja em que trabalho e estou feliz”, diz. Além de se focar em seu objetivo e ter uma visão otimista sobre os passos que precisaria dar para conseguir, Ana Lígia aumentou seus conhecimentos. “O sucesso é a soma da vontade, com oportunidade e o fato de você estar pronto para a situação. São combinações imbatíveis”, defende.

O coach concorda e reforça que o primeiro passo é assumir um planejamento que começa de dentro para fora, ou seja, é preciso ter um papel de “pensador”, de materializar o que se deseja de forma positiva e acreditar que é possível realizar, através de ações e palavras positivas. “Canalize sua energia de forma a conseguir o que quer, identifique a melhor maneira de fazer e ou resolver uma situação, uma tomada de decisão, uma compra, e não se disperse de forma que você perca tempo ou faça um caminho mais longo rumo ao seu sonho”, enfatiza Marco.