MÚSICA – bálsamo na guerra

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de junho de 2017 às 11:24
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

August Friedrich Kellner
Vaihingen un der Enz, Alemanha, 1/02/1885 – † Lich, Alemanha, 4/11/1970

Violino é um instrumento bonito, difícil … mas foi o escolhido por Friedrich Kellner , inspetor de justiça, social democrata alemão e ativista político na Alemanha , na época do nazismo.

Autor de um diário escrito secretamente durante o domínio do Terceiro Reich. Depois da guerra, Kellner explicou o propósito de sua obra:

«Eu não podia lutar contra o regime Nazista no presente, pois tinham o poder de silenciar minha voz. Assim decidi lutar contra eles no futuro, daria as gerações futuras uma arma contra qualquer ressurgimento desse mal, meus diários registram os atos bárbaros que praticaram.»

«Se Hitler ganhasse a guerra, ele reescreveria a história a fim de encobrir seus atos bárbaros, se perdesse a guerra seus seguidores diminuiriam os seus atos a fim de se protegerem.»

Nos momentos que necessitava se reequilibrar e retomar sua vida, ou mesmo escrever em seu diário , antes ele estudava violino. A música certamente o ajudou em sua  luta contra o nazismo, contra a matança dos negros e judeus .

Tocar um instrumento dá força e discernimento  !!! No nazismo, quem tocava um instrumento era valorizado, mesmo que fosse judeu ou negro.

Kellner  teve um filho (FRED)  que começou a gostar das idéias do Hittler (o líder do nazismo) .

Então, Friedrich Kellner  mandou o filho para os Estados Unidos para afastá-lo desse movimento.

O filho se casou com uma judia , teve 3 filhos. Mas enlouqueceu e suicidou-se.

A  esposa de Fred colocou  as três crianças no orfanato e foi embora com um circo.  O mais novo tinha 3 anos .

Viveram lá por muitos anos até crescerem.

O mais novo, (Robert), um dia, saindo do orfanato entrou na Marinha pra poder ser alguém.

E foi mandado pra Alemanha. Lembrou-se que o avô que ele não conheceu morava lá. Foi atrás dele. Andou em busca de endereços onde ele estaria morando.

Quando se encontraram, os dois guardavam uma foto ( a mesma foto ) do FRED segurando a primeira filha. E então comprovou-se o parentesco. Robert era neto de Friedrich Kellner.

Robert não tinha estudado quando estava no orfanato, somente conseguiu depois entrar na Marinha e estudar.

O avô então pediu que ele estudasse pra ser respeitado e que ele lhe daria um tesouro : UM DIÁRIO que ele escreveu contando os detalhes do nazismo.

O neto Robert então com 26 anos, começou a estudar, formou-se, fez pós-graduação e doutorado a fim de ser respeitado. E publicou o diário do avô.

Este diário, em 2009, foi usado para comprovar os horrores que foram feitos naquela época. 

http://acervosegundaguerra.blogspot.com.br/2011/12/os-diarios-de-friedrich-kellner.html

Um documentário em português foi veiculado em 2009, mas não se encontra disponível no youtube.

A MÚSICA CLÁSSICA SENDO BÁLSAMO NUMA TRAGÉDIA QUE ATÉ HOJE ABALA A HUMANIDADE!!!

 August ​

Avós e neto    ​

Foi um ser humano como qualquer um de nós, só que mesmo sem ser famoso, escreveu a história muitas vezes inspirado pela música. Seu neto, abandonado no orfanato mudou também sua história triste e foi estudar depois de adulto. Divulgou o Diário do avô que nem chegou a conviver quando criança. E a musica fez parte deste avô como suporte, amparo, válvula de escape numa tragédia histórica com a proporção que teve o nazismo.

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero