Municípios receberão verba para segurança no trânsito; Franca fica fora

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de abril de 2018 às 06:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Franca ficou de fora da lista do governo; Ribeirão Preto já participa da ação há quase dois anos

Em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, nesta terça-feira (3), 12 municípios firmaram convênios com o governo de São Paulo para ações com foco na redução de fatalidades no trânsito. 

As parcerias assinadas pelo governador Geraldo Alckmin autorizam a destinação de R$ 7,3 milhões em recursos por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e Detran.SP. Franca não está incluída nos municípios beneficiados.

“Cuidar do trânsito é cuidar de vidas, por isso seguimos mobilizando a sociedade e engajando os municípios nessa causa. Os convênios, com recursos do Detran.SP, visam viabilizar projetos fundamentais para reduzirmos ainda mais as fatalidades no trânsito”, explica a coordenadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, Silvia Lisboa.

A nova rodada de convênios beneficia as cidades de Araras, Avaré, Lins, Mairiporã, Matão, Monte Alto, Olímpia, Penápolis, Pindamonhangaba, Porto Ferreira, Sertãozinho e Taboão da Serra. Juntas, concentram 4,46% da população do Estado e 3,24% da fatalidades causadas por acidentes de trânsito. Franca, mesmo com a elevada quantidade de mortes e desastres, não foi contemplada.

Ao todo, 103 municípios participam do programa, que destina R$ 110,5 milhões para obras de melhorias em ruas e avenidas, assim como ações de educação e fiscalização. Os recursos são provenientes de multas aplicadas pelo Detran.SP e beneficiam 78% da população de São Paulo.

Protocolos de intenção

Além dos 12 convênios, o encontro também promoveu a assinatura de protocolos de intenção com Praia Grande e Ribeirão Preto, cidades já atendidas pelo programa desde 2016. “O objetivo é elencarmos novos projetos e dar continuidade ao trabalho iniciado há dois anos atrás. Para mudar a cultura do trânsito e reduzir os índices é preciso manter as iniciativas e viabilizar novas soluções para salvar ainda mais vidas”, analisa Silvia Lisboa.

Desde o início do programa, em 2015, houve redução de -6,9% nas fatalidades no trânsito no Estado. E os primeiro meses de 2018 também trouxeram boas notícias: janeiro e fevereiro registraram os menores índices mensais desde o início dos levantamentos do Infosiga SP.


+ Política