Muito funcionais e bonitas, persianas também passam a ser usadas em cozinhas

  • Entre linhas
  • Publicado em 25 de dezembro de 2017 às 12:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para possibilitar esse uso há inúmeras opções. De madeira, PVC, alumínio, bambu, horizontais e verticais

Profissionais de arquitetura e decoração não se cansam de buscar meios para que os ambientes sejam mais confortáveis e práticos. Por isso, existem sempre novas propostas de usos para soluções e recursos já tradicionais. Atualmente, o uso das persianas é que tem sido reinventado dentro do lar. Muito usadas em quartos e salas, elas têm conquistado espaço em outros cômodos do imóvel, como banheiro e cozinha. Um dos motivos para essa mudança, mais do que estético, é funcional. “Assim como as cortinas, as persianas também são boas para vedar a entrada de iluminação ou controlá-la parcialmente. Na realidade, as persianas têm diversas funções e servem para variados ambientes. Elas são usadas na proteção solar, contra olhares indiscretos de vizinhos e para isola-mento do ambiente”, observa o designer de interiores Rafael Santos.

Para possibilitar esse uso há inúmeras opções. De madeira, PVC, alumínio, bambu e tecido, horizontais e verticais. Muitas persianas evoluíram tanto em tecnologia que já são consideradas cortinas, como é o caso da romana e da sanfonada, por exemplo. “As de tecido são as mais procuradas, pois trazem o aconchego da cortina e a praticidade da persiana”, explica Rafael.

As persianas conferem praticidade, modernidade e beleza, e devem ser escolhidas conforme o espaço. “Para cada um deles há uma necessidade. Em ambientes mais frios, a opção por tecidos pesados ou napa ajuda a aquecer. Para residências onde a incidência de poeira é muita, a opção por madeira, bambu ou alumínio seria adequada, já que esses materiais acumulam menos poeira e são fáceis de limpar”, orienta.

Cozinha e banheiro

Apesar de utilizadas em cozinhas, o designer de interiores diz que a peça não é, necessariamente, a melhor alternativa para esse espaço. “Devido ao tipo de vapor gerado, resultado de frituras, mesmo com o uso de exaustor. No entanto, persianas são mais indicadas para banheiros e cozinhas do que cortinas”, compara. Mas quem optar por persianas na cozinha, em razão da gordura presente nesse ambiente, ele sugere utilizar as de alumínio e de PVC. “Nos banheiros, por outro motivo evidente, o vapor gerado pelo chuveiro e a própria umidade desse local, os tipos mais adequados são também as de alumínio e de PVC”.

Ele diz ainda que há uma série de fatores que deve ser estudada antes da escolha, como tamanho da janela e finalidade – diminuir luminosidade, trazer privacidade, adornar o ambiente, entre outros -, verificar como é a utilização desse espaço, cores do ambiente, entre outros.

E a fim de conjugar beleza e funcionalidade, Rafael diz que há muitos itens responsáveis por agregar a elas valor e sofisticação, como o sistema de abertura, que pode ser manual ou automatizado, o tecido escolhido, o tamanho da janela. “Fatores como forma de uso e manutenção devem ser levados em conta para garantir maior durabilidade”, acrescenta.

Não são apenas essas facilidades que fazem com que profissionais e consumidores apostem cada vez mais em persianas. Há também a beleza. Com imensa gama de materiais disponíveis, com o passar do tempo, elas se tornaram mais requintadas e bonitas. O designer de interiores lembra que por causa disso, elas tornam o banheiro e a cozinha mais charmosos. “Deixam esses ambientes mais convidativos, principalmente se tiverem um estilo mais clássico”, reforça.