Muito além da camomila: Conheça a lista de chás para você dormir bem melhor

  • Entre linhas
  • Publicado em 30 de junho de 2020 às 17:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Camomila é um clássico e não deve ser esquecida, mas você pode apostar em outros sabores e combinações

O medo pelo novo coronavírus e a rotina alterada por medidas como o isolamento social mexeram com o sono de muita gente. 

De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, 41,7% dos brasileiros têm se queixado de distúrbios do sono nesse período de pandemia. 

Nossas avós dizem que nada como um chá de camomila para garantir uma boa noite de sono. Elas estão certas, mas dá para ir além e combinar a flor com outras ervas e apostar em novos sabores de chás para dormir melhor. 

Assim como a bebida de camomila, os chás de melissa e maçã, como afirma a nutricionista Juliana Vieira, “provocam o relaxamento, ajudam acalmar e atuam no receptores do sono”. 

Além destes, chás de valeriana e de erva-cidreira são excelentes para combater a insônia e dormir melhor, pois possuem propriedades calmantes que ajudam a relaxar os músculos e a mente. 

Normalmente estas plantas medicinais ajudam mais facilmente a tratar a insônia quando utilizadas em diariamente, de preferência cerca de 1 hora antes de deitar, para que o corpo relaxe e entre em sono profundo. 

O chá de Maracujá também é uma ótima opção para combater a insônia, isso porque o maracujá induz a sonolência e possui propriedades relaxantes e calmantes, ajudando a adormecer.

Como fazer: O chá de maracujá é feito adicionando 2 colheres de chá de folhas de maracujá trituradas ou frescas em 1 xícara de água fervente. Em seguida, tapar, deixar repousar por 10 minutos, coar e beber à noite. 

Juliana também diz que você pode combinar os chás para potencializar os efeitos. E eles estão liberados para serem bebidos sempre que necessário. “Tomar chá todos os dias é um hábito saudável e pode ser delicioso”, comenta a nutricionista. 

Já a quantidade ideal varia de pessoa para pessoa. “Em uma média, 4 xícaras seria o recomendado”, orienta Juliana. 

Só uma ressalva: “Evite tomar esses chás durante o dia para não ficar sonolento”. Durante o dia, pode optar por bebidas estimulantes como chá preto ou de canela. 

*IG