MP de Franca vai avaliar situação de mulheres com gigantismo de mama

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de novembro de 2017 às 11:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Reunião na próxima quarta-feira entre promotor e pacientes poderá dar início a ação na Justiça

A Câmara Municipal segue buscando uma solução para as pacientes que padecem de gigantismo de mama em Franca. Um grupo dessas pacientes procurou o Poder Legislativo, no mês de outubro, para relatar a necessidade de passar por um procedimento cirúrgico que não é estético, mas corretivo e necessário para evitar problemas ainda mais graves.

Atualmente, segundo dados da Secretaria de Saúde de Franca, são 98 mulheres aguardando na fila sem qualquer previsão de autorização para o tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

As mulheres têm a situação ainda mais complicada pelo fato de que a cirurgia não é realizada em Franca, pois não há na rede pública profissional habilitado para tal procedimento. O centro imediato de referência, o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, também não está mais fazendo tal operação.

Houve uma mudança de protocolo, segundo informações da DRS, e Ribeirão Preto deixou de ser referência para o município nesses casos, e agora não tem para onde encaminhar os seus pacientes.

Com a gravidade do caso, o Ministério Público foi acionada e, na próxima quarta-feira, representantes das mulheres e o vereador Pastor Otávio (PTB) vão se reunir com o promotor de Justiça, Murilo Jorge, para pedir a interferência do MP.

Caso fique sensibilizado e entenda que não há outros caminhos, o promotor poderá cobrar providências judiciais do município, do Estado ou até mesmo do SUS.


+ Saúde