Mortes de macacos com suspeita de febre amarela deixa interior de SP alerta

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de outubro de 2017 às 09:16
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estado afirma que 1.354 macacos morreram este ano, com suspeita da doença, em 167 municípios de SP

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, 1.354 macacos morreram este ano, com suspeita de febre amarela, em 167 municípios do interior do Estado de São Paulo.

A Secretaria diz ainda que em 21 casos foi confirmada a circulação do vírus, constatado em 197 animais mortos. Não há números disponíveis sobre Franca e região, mas o órgão afirma que os cuidados devem ser redobrados em todo o interior paulista.

Até porque, em Ribeirão Preto, ao menos 113 macacos foram achados mortos este ano e a causa mais provável é a febre amarela. Postos oferecem a vacina de forma permanente na vizinha cidade. 

As mortes tinham praticamente cessado desde, mas voltaram a acontecer no início de setembro, principalmente na região de Campinas, onde já foram constatados 188 casos. O ressurgimento de casos levou à retomada na vacinação.

Em pleno feriado desta quinta-feira, 12, equipes das pastas de saúde de cidades daquela região, como Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, estavam mobilizadas para vacinar a população contra a febre amarela. 

Além de estar disponível nas unidades básicas de saúde, a vacina era levada para áreas rurais, à casa das famílias ainda não imunizadas. 

Em humanos, de janeiro à primeira quinzena de outubro, foram 129 casos suspeitos e 50 confirmados, segundo a pasta. Desses, 21 são autóctones e 29 importados. Nove casos autóctones evoluíram para óbito. Há ainda sete mortes em investigação. Dos importados, seis foram a óbito, totalizando 15 mortes no Estado.


+ Saúde