Mulher que morreu no Regional de Franca pode não ter sido por Covid-19

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de maio de 2020 às 19:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:40
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Caso foi discutido entre as equipes técnicas municipal e estadual. Franca agora espera pelo resultado final

Sem querer maquiar números do Covid-19 em Franca, a equipe de enfrentamento ao coronavírus tem trabalhado com afinco em busca de diagnósticos precisos. 

A revelação foi dada com exclusividade à reportagem do Jornal da Franca pelo secretário de Saúde, José Conrado Neto, que coordena a equipe de enfrentamento do coronavírus em Franca.

Ao ser indagado pelo repórter do Jornal da Franca sobre a suspeita da família de que a mulher não tinha sintomas do coronavírus, o Secretário de Saúde se posicionou da seguinte forma:

“Até o momento, todos os casos com teste rápido positivo serão considerados positivos. O caso foi discutido entre a equipe técnica municipal e a equipe técnica estadual e estamos aguardando posição do Estado em relação a esse caso com teste rápido positivo e PCR negativo”. 

Desta forma, pode ser que Franca não tenha nenhum óbito provocado pelo coronavírus. 

Além desse caso (o segundo óbito, ocorrido no Hospital Regional) em que os exames deram resultados diferentes, o primeiro caso é de um paciente de Minas Gerais (São Tomás de Aquino).

Os dois pacientes que foram a óbitos se enquadraram, segundo a Vigilância, nos critérios para Covid-19, com comorbidades, desenvolvendo síndrome respiratória grave aguda.

“Portanto, de acordo com as orientações que temos hoje, o caso é considerado Covid-19”, ressaltou José Conrado.

José Conrado Neto, secretário da Saúde de Franca e chefe do Gabinete do Prefeito

REFORÇOS

A Equipe de Enfrentamento ao Coronavirus, que tem a coordenação de José Conrado Neto, recebeu reforço de Marcos Haber e também de Luiz Carlos Vergara Pereira.

Além deles, tem o médico Homero Rosa Alves Júnior – que tem sido uma das principais nomes de Franca nas tratativas contra o Covid-19, até mesmo por sua experiência em epidemias e pandemias.

O mapeamento dos casos suspeitos tem sido primordial para o enfrentamento do vírus em Franca.

Embora o número seja de 41 casos positivos, os suspeitos podem elevar a estatística de Franca nos próximos dias – são 46 pessoas que esperam a chegada dos resultados dos exames.


+ Saúde