Há 20 anos, moradores do Jardim Luiza reclamam de área pública abandonada

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de abril de 2016 às 09:46
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Até uma pequena lavoura de café em área pública foi encontrada pela equipe do Jornal da Franca

​Moradores do Jardim Luiza II, em Franca, convivem com acúmulo de lixo, mato alto, abandono de terrenos e a presença de animais peçonhentos há pelo menos 20 anos, entre a Rua Isméria Andrade Taveira. Até uma pequena lavoura de café em área pública foi encontrada pela equipe do Jornal da Franca.

A aparição de bichos como escorpiões e ratos se tornou frequente e os moradores dizem que, como os pedidos de limpeza das áreas foram desconsiderados, tiveram de aprender a lidar com a situação. 

“Aproximadamente três meses atrás participamos de uma reunião no Centro Comunitário e secretários da Prefeitura disseram que dentro de 15 dias resolveriam o problema. Até hoje nada. Eu tenho que colocar pano embaixo da porta para não entrar bichos. Não tem paz em casa”, disse Vilma Darci Santos Silva.

Para eles, o acúmulo de entulho e o abandono dos terrenos são os responsáveis pela presença dos animais. “Já recebi escorpiões, baratas e ratos, tudo por causa desses terrenos que não são limpos”, reclamou Darci Rabelo da Silva.

Até uma plantação particular de café em área pública no Bairro foi encontrada pela equipe do Jornal da Franca

A dona de casa, Vilma Darci Santos Silva relata que já foi questionada pelo dono da pequena lavoura. “Um dia estava passando e achei a plantação bonita e fiquei admirando, surgiu um morador de frente o terreno público e questionou minha presença. É um abandono geral”, finalizou a dona de casa.

Os moradores acreditam que os terrenos poderiam ser utilizados para implantação de academias ao ar livre, área de lazer para as crianças, implantação de creches entre outras necessidades dos munícipes. 

“Solicitações já foram feitas junto ao poder público, agora faz 20 anos que estou aqui e os problemas são os mesmos”, finalizou dona Darci.

Os problemas de segurança também são corriqueiros na região e a equipe do Jornal da Franca observou a falta de iluminação pública junto às áreas da Prefeitura de Franca no Bairro.

Em nota a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Franca disse, “que o caso foi repassado à secretaria de Serviços e Meio Ambiente, que mantém ações continuas de limpeza em áreas com esse perfil, por toda a cidade. Será feita uma verificação se é espaço institucional (destinado à construção de praças, parques e afins) e  providenciada a limpeza, se for realmente pública. Do contrário os responsáveis serão notificados”, diz a nota.


+ Cotidiano