Mobilização do Dia D contra a gripe imuniza quase 5 mil pacientes em Guaíra

  • Entre linhas
  • Publicado em 15 de maio de 2018 às 17:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A meta é atingir 90% dos grupos prioritários, mas até agora, foram imunizados só 60,51% do público

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado, dia 12 de maio, o Dia D, com a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe. Todas as seis USFs – Unidade de Saúde da Família – da cidade estiveram abertas para atender a população.

Em Guaíra os grupos contemplados somaram 8.245 pacientes e até o dia 12 de maio, foram aplicadas 4.989 doses, perfazendo 60,51%  de cobertura vacinal. A meta é atingir 90% dos grupos prioritários.

Os grupos contemplados com a vacina foram: crianças de seis meses a cinco anos incompletos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz há 45 dias ou menos), idosos, professores e portadores de doenças crônicas.

A vacina não provoca a doença em hipótese alguma em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do ví­rus inativados que são incapazes de causar qualquer infecção.

A vacina contra a gripe é extremamente segura e eficaz e recomenda outras medidas de prevenção, como: higienização das mãos com álcool gel; manter os ambientes bem ventilados e utilizar lenços descartáveis ou cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.


+ Cidades