Ministério do Turismo vai destinar R$ 5 bilhões em créditos para o setor

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de maio de 2020 às 18:44
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo o ministro, 80% dos recursos serão destinados para pequenas, micro e média empresas de turismo

​O ministro Marcelo Álvaro Antônio anunciou a Medida Provisória 963 que prevê um crédito de R$ 5 bilhões para o setor de Turismo. 

A ajuda é de livre utilização da empresa e poderá ser utilizada como capital de giro, aquisição de equipamentos e reformas, por exemplo. 

Segundo o ministro, 80% dos recursos serão destinados para pequenas, micro e média empresas de turismo. Os outros 20% serão destinados a grandes empreendedores.

A medida foi editada pelo presidente Jair Bolsonaro. A matéria foi publicada na edição de sexta-feira (8) do Diário Oficial da União. De acordo com a MP 963/2020, o crédito extraordinário deve ser aplicado no financiamento da infraestrutura turística nacional.

Outra medida provisória editada em abril (MP 948/2020) dá mais tempo para que empresas de turismo e cultura reembolsem os clientes por eventos e pacotes por por conta do coronavírus. 

O ministro disse ainda que será lançado um selo de biossegurança para o turista, com o objetivo de que os mesmos possam entender que determinada localidade segue cuidados de higiene e prevenção contra o Covid-19

“Esse símbolo vai servir para fazer um reconhecimento, dando mais segurança. Já está finalizado e mais detalhes do selo serão anunciados na semana que vem”, apontou.


+ Turismo