Ministério da Saúde instala Centro de Operações de Emergência – Coronavírus

  • Entre linhas
  • Publicado em 25 de janeiro de 2020 às 15:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:18
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Comitê visa preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos no Brasil

Brasil está em nível de alerta 1 contra o coronavírus (Foto: ANTHONY WALLACE / AFP)

Diante dos casos de doença respiratória na China, causada pelo novo Coronavírus, o Ministério da Saúde instalou o Centro de Operações de Emergência – Coronavírus.

O comitê tem como objetivo preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos no Brasil. Até o momento, não há detecção de nenhum caso suspeito no país.

O  ministério da Saúde tem realizado monitoramento diário da situação junto à Organização Mundial da Saúde, que acompanha o assunto desde as primeiras notificações de casos em Wuhan, na China, no dia 31 de dezembro de 2019.

O COE é composto por técnicos especializados em resposta às emergências de saúde pública. 

Além do Ministério da Saúde, compõe o grupo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto Evandro Chagas (IEC), além de outros órgãos. Desta forma, o país poderá responder de forma unificada e imediata à entrada do vírus em território brasileiro.

Para subsidiar os profissionais de saúde, o Ministério da Saúde divulgou boletim com orientações em todas as áreas de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), além de deixar clara a definição de casos suspeitos, prováveis, confirmados e descartados.

*Radioagência Nacional


+ Saúde