Minha Casa, Minha Vida responde por 51% dos lançamentos imobiliários

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de novembro de 2018 às 13:17
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:11
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Lançamentos foram de 21,4 mil unidades habitacionais no período de julho a setembro, um crescimento de 30,1%

O Programa Minha Casa, Minha Vida
(MCMV) respondeu por 51% dos lançamentos imobiliários no terceiro trimestre
deste ano, segundo levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção
(CBIC).

O levantamento foi feito em 19
regiões em todas as partes do país, que representam 91,1% de todas as unidades
habitacionais lançadas no período.

Os lançamentos totalizaram 21,4 mil
unidades habitacionais no período de julho a setembro, um crescimento de 30,1%
em relação ao terceiro trimestre de 2017. Em comparação ao segundo trimestre de
2018, o número significa uma queda de 17,4% no número de lançamentos.

A Região Norte teve o maior
crescimento no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2017, 1.080%,
com um total de 1,2 mil novas moradias. O Sudeste teve o maior número absoluto
de lançamentos, com 12,9 mil unidades, uma expansão de 16,3% na comparação com
o registrado entre julho e setembro do ano passado. O Nordeste teve queda de
8,9%, com 2,1 mil unidades lançadas no período.

A Região Sul teve o maior número
proporcional de unidades lançadas pelo Minha Casa Minha Vida, das 3,7 mil
moradias verificadas no trimestre, 2,3 mil saíram pelo programa habitacional.
No Sudeste, 5,7 mil unidades foram lançadas pelo MCMV, contra 5,6 mil pelo
restante do mercado. A Região Norte teve a menor participação do governo
federal, foram 940 unidades pelo mercado e 288 pela política habitacional.

Vendas

As vendas de imóveis residenciais
novos cresceram 23,1% no terceiro trimestre em comparação com o mesmo período
de 2017, com 26,2 mil unidades comercializadas. O Sudeste respondeu por 14,5
mil dessas unidades, uma alta de 53,4% em relação ao ano passado, mas 5,1%
menor do que o registrado no segundo trimestre de 2018. A Região Norte teve a
maior alta em relação ao ano passado – 76,5% – com 976 unidades vendidas.

O levantamento de vendas e
lançamentos foi feito nas regiões de Belém, Manaus, regiões metropolitanas de
Fortaleza, Maceió, Recife, Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo, Vitória e
Curitiba, e as cidades de São Luis, Cuiabá, Distrito Federal, Belo Horizonte,
Nova Lima, São Paulo, Uberlândia, Curitiba, Florianópolis e Joinville.


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