Mineira Capitólio, a 180 km de Franca, é dica para curtir durante as férias

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de julho de 2018 às 12:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quem aprecia cachoeiras vai se encantar com a diversidade, as belezas naturais da cidade

Um dos destinos mais procurados do circuito é o Canyon de Furnas, em Capitólio (Foto: Lucas Magalhães)

Quando o assunto é viajar, Capitólio, uma cidade que fica entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, com muitos atrativos naturais. Localizada no sudoeste de Minas Gerais, a cerca de 280 km da capital Belo Horizonte, é um dos destinos mais procurados do momento. Batizada de Cidade Rainha dos Lagos, é banhada pelo Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo, com 1.440 km², conhecido por muitos como o Mar de Minas, que atrai navegantes, pescadores e visitantes de todo o mundo. Portanto, quem aprecia cachoeiras vai se encantar com a diversidade, as belezas naturais, as atividades de aventura e ecoturismo da região.

Também conhecido como Mar de Minas, Lago de Furnas é o principal atrativo de Capitólio, composto por 18 piscinas naturais de águas cristalinas e rodeado de vegetação do cerrado típica da Serra da Canastra. Durante o percurso, observam-se diversas cachoeiras, a Usina Hidrelétrica de Furnas e os imponentes cânions, que chegam a medir 20 metros de altura em alguns pontos. Não tem como não ficar impressionado com a beleza do local.

No roteiro, que o turista pode ir de carro ou de barco, não pode deixar de fora a Cachoeira Lagoa Azul, cuja paisagem encanta logo à primeira vista. Águas cristalinas em um tom de verde formam uma pequena piscina natural que convida de cara para um mergulho. O visitante pode descer por uma trilha de fácil acesso até o poço e depois consegue aproveitar o resto do dia.

Outro ponto turístico para visitar, aos que têm interesse por atrações históricas e culturais, é o Morro do Chapéu, a 1.293 metros de altura e a 12 km do centro de Capitólio e que oferece vista privilegiada das cidades de Capitólio, Guapé, Alpinópolis e São José da Barra. No topo, há uma capela com a imagem de Nossa Senhora dos Desamparados. Além de desfrutar de alguns pontos históricos da região, o local convida para a prática de caminhada, mountain bike, cavalgadas e motociclismo.

Ainda no Morro do Chapéu, os trilheiros vão gostar da Trilha do Sol, composta de cachoeiras e piscinas naturais. A cachoeira do Grito e o Poço Dourado são os mais indicados para o mergulho e banho.

Aos turistas de primeira viagem, onde comer não é o problema. Os restaurantes Chico Pintado, Rio Turvo, Kanto da Ilha, Veraneios, Empório Lagoa Azul e Restaurante Central oferecem peixes, frutos do mar e o famoso filé de tilápia. Os pratos à base de peixe são as estrelas do cardápio em Capitólio, junto a um cenário às margens das águas da represa.

Além de Capitólio, algumas cidades vizinhas são opções alternativas de hospedagem. Na cidade de Piumhi, a Pousada Paraíso de Minas e Recanto de Minas são indicados. Já quem pretende ficar em Capitólio mesmo, há a Pousada Serra Verde e Pousada Mar de Minas próximas aos pontos turísticos.


+ Cotidiano