​Merenda de Pedregulho serve 3.743 refeições de qualidade em 20 escolas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de outubro de 2017 às 10:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:24
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Governo anterior terminou mandato servindo apenas pão com salsicha para 3.700 alunos da rede

O Governo de Pedregulho resolveu um grave problema herdado no começo da administração 2017-2010: a Merenda Escolar servida nas escolas municipais, estaduais e nas creches era sempre descontinuada, com um cardápio em que predominava o “pão com salsicha” e que não atendia as necessidades nutricionais dos alunos, principalmente as crianças.

A Central de Merenda Escolar, da Secretaria Municipal de Educação – SME –, através da Cozinha Piloto, não só mantém a merenda servida de forma permanente e dentro dos padrões nutricionais, como também não deixa faltar alimentos nas escolas, nos três períodos em que elas funcionam.

Atualmente, o cardápio é servido todos os dias com suco e variações que incluem arroz, feijão, carne de panela com milho e cenoura, calabresa, salada de alface, tomate, batata com carne, mandioca com carne suína ou bovina, macarronada com carne, fruta uma vez por semana e salada de alface, tomate e repolho, também uma vez por semana.

Quantidade

Hoje a Cozinha Piloto atende, com o serviço de qualidade da Merenda Escolar, as quatro escolas da rede estadual de ensino (Artur Belém, José Vicente Machado Neto e Maria Aparecida Sales Manreza, em Pedregulho e a José Ribeiro de Barros, do Estreito) com 1.370 refeições (veja quadro abaixo).

Enquanto isso, as escolas da rede municipal, em mais 16 unidades de ensino, que inclui as creches da cidade e dos Distritos, Serviço de Assistência Social (SASP), Fraterno Auxílio Cristão e CEIS – Centro de Educação e Integração Social), recebem diariamente 2.373 refeições (veja quadro abaixo).

Portanto, as 3.743 refeições servidas diariamente enquadraram-se aos padrões de qualidade exigidos pelo Programa de Merenda Escolar do Ministério da Educação, além de atenderem plenamente às normas e orientações do TCE – Tribunal de Contas do Estado – que faz fiscalizações periódicas.

Mais do que isso, a Prefeitura de Pedregulho, num esforço para atender às reclamações dos pais e dos próprios alunos, tornou eficiente, no que se refere aos padrões nutricionais, o cardápio que é montado mês a mês, através de planejamento sobre a quantidade e a o tipo de alimento que será recebido pela Cozinha Piloto diariamente.

“Esta foi uma das atenções especiais que dedicamos nos primeiros meses do nosso Governo. Apesar das dificuldades para esta readequação, conseguimos resolver um problema que era tanto vergonhoso quanto inaceitável para nossas crianças e alunos das redes estadual e municipal. Merenda Escolar é prioridade, pois faz parte do desenvolvimento nutricional, físico e mental de nossas crianças e jovens e, portanto, deve ser tratada como política estratégica de governo”, disse o Prefeito Dirceu Polo Filho – Dirceuzinho. 


+ Cidades