Mercado externo é estrela no Salão Internacional do Couro e do Calçado

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de maio de 2018 às 10:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:45
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A maior edição, das 27 realizadas, termina hoje, quarta-feira (23) em Gramado (RS)

​Mais de 1,8 mil marcas de calçados estão reunidas desde esta segunda-feira (21) no Serra Park, em Gramado, para participar do Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC). A maior edição, das 27 realizadas, termina hoje, quarta-feira (23). 

O presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, participou da coletiva de imprensa que marcou a abertura do evento, ao lado dos anfitriões, os diretores da mostra Frederico Pletsch e Roberta Pletsch.

Na oportunidade, o executivo da Abicalçados, que estava participando do Congresso Técnico do Calçado (20º IUTC), em Porto/Portugal, na semana passada, destacou que “muita coisa aconteceu nesse pequeno intervalo”. 

“Estive fora por alguns dias e muitas coisas aconteceram. O frio apareceu, o que é ótimo para o varejo brasileiro, a Argentina entrou em colapso com juros a 40% e o dólar disparou, o que no curto prazo pode ser bom para as exportações”.

Por outro lado, continua Klein, o quadro virou um grande ponto de interrogação. “A cotação do dólar atual, perto de R$ 4, pode favorecer a formação de preços mais competitivos para a exportação no curto prazo. Por outro lado, ninguém sabe onde estará o dólar nos próximos meses, quando iniciaremos os embarques das próximas coleções. Na Argentina, nosso principal mercado, ao que parece o governo Macri agiu rápido e cirurgicamente para conter o problema. Ainda é cedo para qualquer avaliação de médio prazo”, acrescentou, ressaltando que, caso a crise argentina perdure o reflexo nas exportações de calçados será inevitável.

Feira
A diretora do SICC, Roberta Pletsch, por sua vez, ressaltou o crescimento da mostra, que hoje a coloca como uma das maiores do Brasil. “Estamos promovendo a maior edição da história do SICC, que deve receber mais de 18 mil visitantes nos três dias de evento, sendo 250 deles compradores internacionais, das Américas, da Europa e da Ásia”, disse, ressaltando que o número de expositores é 10% maior do que na edição de 2017.

Brazilian Footwear
A Abicalçados participa do SICC com os projetos Comprador Vip e Imagem, ambos realizados por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações do setor mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

No primeiro, foi proporcionada a vinda de uma compradora do grupo Simeon, de Cali/Colômbia. A profissional, além de participar da mostra, terá agenda em indústrias do setor calçadista. Já o Projeto Imagem traz duas jornalistas dos Emirados Árabes Unidos para conhecer – e divulgar – o calçado brasileiro nos veículos Millionaire Group e do Images Multimedia FZ LLC.

40 Graus de mudança
A coletiva de imprensa também foi a oportunidade de divulgação da mudança de local da feira 40 Graus, que sairá de Natal/RN para João Pessoa (PB). 

“Através de uma parceria com a CampinaCal, a Merkator – promotora do SICC, Zero Grau e 40 Graus – decidiu transferir a sua feira com foco no Norte e Nordeste para o polo calçadista da Paraíba. É claro que a nossa feira vai tentar levar expositores e varejistas de todo o País, mas é sempre bom estar junto de um polo produtor. Estamos felizes e apostando num trabalho promissor”, destacou Frederico Pletsch. 

A sexta edição da 40 Graus vai acontecer de 4 a 6 de fevereiro de 2019, no Centro de Convenções de João Pessoa.

A Merkator realiza o SICC com a parceria dos sindicatos das indústrias de calçados de Estância Velha, Ivoti, Igrejinha, Novo Hamburgo, Parobé, Sapiranga e Três Coroas.


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