Remédios são principal causa de intoxicação em crianças e idosos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de dezembro de 2017 às 01:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dados da Unicamp apontam os quatro maiores causadores de intoxicação – entre eles, remédios populares

O uso de medicamentos tidos como comuns, daqueles que sempre temos em casa, responde pela maioria dos casos de intoxicação, de acordo com um levantamento feito a partir dos atendimentos registrados pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) da Unicamp, em que é referência no Brasil. 

O consumo de remédios corresponde a 33,62% das ocorrências, mais que o dobro, por exemplo, dos atendimentos por picadas de animais peçonhentos e consumo de produtos químicos.

As principais vítimas são crianças e idosos; e medicações populares, como antitérmicos, estão entre as substâncias responsáveis pelas ocorrências.

O estudo foi feito com base nos 5.420 atendimentos realizados no Ciatox em 2017, sendo 1.822 só relacionados à ingestão de remédios. 

Outras quatro causas de intoxicação foram apontadas pelo Ciatox: animais peçonhentos/venenosos, produtos domissanitários (detergentes, alvejantes, removedores e afins), produtos químicos residenciais ou industriais e animais não peçonhentos/não venenosos.

Remédios que merecem atenção

As intoxicações por medicamento predominam em todo o mundo. De acordo com os registros, há destaque para o uso de anticonvulsivantes, drogas de efeito no sistema nervoso central, ansiolíticos e drogas para melhorar o estado de humor, mas também alerta para remédios mais populares.

Automedicação

A automedicação é uma das preocupações em todo o mundo, assim como as tentativas de suicídio, por conta das superdosagens. Além disso, a automedicação mascara os sintomas e dificulta o diagnóstico correto, sem contar que possui interação com outros medicamentos podendo agravar a situação.

Crianças e idosos

Segundo o Ciatox, as crianças são vulneráveis à intoxicação de medicamentos por ingestão acidental, principalmente no período de férias, pois a criança tende a ter mais tempo em casa para procurar e ter acesso às substâncias.

No caso dos idosos, muitas vezes a ingestão também ocorre acidentalmente, pois, além de usarem muitos remédios, têm o hábito de tomá-los à noite e podem consumir de forma errada.

A orientação é para que as pessoas evitem guardar medicamentos que não foram utilizados completamente, até por perderem a validade e o paciente não perceber. É preciso atentar também que a disponibilidade estimula o uso inadequado.


+ Saúde