Major da Polícia Militar é diplomado deputado após cassação de ex-prefeito

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de março de 2019 às 07:03
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ex-prefeito de Sumaré, Dalben teve seu registro negado por ter condenação por improbidade

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) diplomou nesta quinta-feira (28), em sessão plenária, Mauro Alves dos Santos Júnior, o Major Mauro (Partido da República), como deputado estadual. O candidato foi eleito para o cargo após o indeferimento de registro de Antonio Dirceu Dalben.

Dalben havia sido eleito pelo quociente partidário no pleito de 2018, com 79.564 votos, e chegou a ser diplomado pela Justiça Eleitoral, em dezembro passado. Porém, após recurso apresentado pelo Ministério Público, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu o registro de sua candidatura. A impugnação foi motivada pela condenação do candidato por ato doloso de improbidade administrativa, durante mandato como prefeito do município de Sumaré.

Com a decisão, o TRE-SP realizou retotalização, e os votos nominais recebidos por Dalben foram reaproveitados para a legenda. Assim, o cargo ficou para o primeiro suplente do PR, Major Mauro, que somou 40.034 votos. Nesta quinta, ele recebeu o diploma das mãos do presidente do Tribunal, des. Carlos Eduardo Cauduro Padin.

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. A cerimônia oficial de diplomação, reunindo os eleitos aos cargos de deputado estadual, deputado federal, senador e governador do Estado, ocorreu em 18 de dezembro, na Sala São Paulo.


+ Política