MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de setembro de 2018 às 12:35
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“MÚSICAS…”

A partir do final da década de 50 e durante os anos 60, a música popular feita na Itália ganhou enorme notoriedade em todo o mundo. O Festival de San Remo, o mais importante evento musical da Europa naquele momento e um dos mais respeitados fora das fronteiras italianas, foi responsável pela projeção e consagração de inúmeros autores, intérpretes e canções, lembrados até os dias de hoje. Em 1958, Domenico Modugno venceu o San Remo com a clássica Volare(Nel Blu Dipinto Di Blu), regravada por vezes incontáveis, vertida para os mais diversos idiomas. Em 1968 foi a vez de Roberto Carlos interpretar “Canzone Per Te”, a canção vitoriosa, assinada por Sergio Endrigo, Sergio Bardotti e Luis Bacalov.

Um enorme contingente de cantores e cantoras italianos invadiu as rádios mundo afora, como Luigi Tenco, John Foster, Gianni Morandi, Ornella Vanoni, Rita Pavone, Gigliola Cinquetti, Nico Fidenco, Cláudio Villa, Gino Paoli, Emilio Pericoli e por aí afora.

Entre as canções eternizadas, podemos falar em Dio Come Ti Amo, Senza Fine, Al Di La, Se Non Avessi Più Te, Ti Voglio Tanto Bene, Il Mondo e tantas e tantas outras. O período tornou-se conhecido como a “Era de ouro da música italiana”e até hoje é lembrado em eventos dedicados à cultura do país europeu.

“…E MÚSICOS”

Entre as festas típicas dedicadas à cultura italiana está a tradicional “Festa di San Gennaro”, que acontece anualmente em Batatais. Este ano, realizada em dois finais de semana, teve início na quinta-feira passado com final previsto para o próximo domingo. Destacando principalmente a gastronomia e a música daquele país, contou no último domingo com a presença do cantor Tony Angeli.

Nesta sexta-feira, dia 14, a partir das 20 horas, com muita honra, estaremos nos apresentando no evento, interpretando, além das canções consagradas citadas acima, muitas outras do repertório italiano e também brasileiro, que escolhemos a dedo.

Conosco, nosso estimado companheiro de longa data, o guitarrista Ito Reis.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW NA WEB

ponto1000-Brasil.com – Ribeirão Preto – SP : sexta 22h, sábado 10h e 22h e domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : sábado a quinta 18h e sexta 19h.

radiovivamanaus.com.br (Web Rádio Studio Y) – Manaus, AM – Domingo 18h (19h Brasília).

Aguarde www.benychagas.com

Continue enviando suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030; whats app (16) 9 8223 9669;  e-mails:[email protected]/  [email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras​


+ zero