MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de junho de 2018 às 08:51
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“CLÁSSICAS REBELDIAS”


Sempre que se fala de arte e artistas, o assunto vai além do talento e das qualidades. Por exemplo, lembrando grandes músicos clássicos, diz-se que o compositor Haydn, um dos maiores de todos os tempos, era complicado. Mas, mais complicado que ele, afirma-se que era Wolfgang Amadeus Mozart. Foi um cara completa e totalmente dedicado à sua arte, porém com dificuldades extremas para exercê-la profissionalmente. Mozart viveu apenas 35 anos, mas, ao contrário de Haydn, rebelou-se desde muito jovem contra um sistema de mecenato que lhe teria condenado a viver toda a sua vida em Salzburgo, sua cidade natal, a serviço do arcebispo local.

Por sua atitude rebelde, foi expulso de seu cargo e obrigado a viver o resto da vida em Viena, como era seu desejo, embora ficasse à mercê do êxito ou do fracasso de suas obras no ainda incerto mundo dos concertos públicos.

Mozart teve a coragem de recusar a segurança que lhe proporcionava Salzburgo e preferir a liberdade criativa e estímulo das novidades que se lhe ofereciam em Viena. Porém, após poucos anos de relativo sucesso graças à ópera e aos concertos, e apesar de contar com boas perspectivas, no momento de sua morte sua situação econômica era difícil. Foi enterrado em uma vala comum.

Fonte : Enciclopédia Musical Estadão – 2005

Foto : Divulgação.

JANTAR DO VICENTE DE PAULO

Foi sábado, dia 9 de junho. Sucesso absoluto, resultado do trabalho de Felipe Salomão e sua equipe de trabalho do Templo Espírita Vicente de Paulo. Toda a renda auferida será aplicada em trabalhos assistenciais.

O evento aconteceu no Buffet Styllus, atualmente um dos mais concorridos e competentes em toda a cidade. Fica na Rua Carlos de Vilhena, 3360, na Vila Chico Júlio, em Franca e tem a direção dos super profissionais Luiz Sousa e Laigner Sousa.

Ficamos responsáveis pela parte musical, eu e meus competentes companheiros José Antônio Gandolfi, bateria e percussão e Ito Reis, guitarra e vocal.

Houve ainda a participação de Eder e Marlete, expoentes da dança em Franca e da excelente cantora Silvana Miranda, que já foi destaque, inclusive, nos programas de Raul Gil, no SBT.

MARCOS PRADO ME CONVIDA

E eu vou. Será quinta, dia 21, a partir das 9 da noite. Faremos um apanhado geral de grandes consagrações, em particular, música que eu interpretava quando fui “crooner” da Orquestra Laércio de Franca, no início dos anos 70 e em minhas atuações mais recentes juntamente com o saudoso Maestro.

Não abrimos mão de sua presença. Marca aí : Candeeiro Pizza Bar, quinta, dia 21 próximo.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW NA WEB

ponto1000-Brasil.com – Ribeirão Preto – SP : sexta 22h, sábado 10h e 22h e domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : sábado a quinta 18h e sexta 19h.

radiovivamanaus.com.br (Web Rádio Studio Y) – Manaus, AM – Domingo 18h (19h Brasília).

E nossa web rádio está chegando…    

Continue enviando suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030; whatsApp (16) 9 8223 9669;  e-mails:[email protected]/  [email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras


+ zero