MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de março de 2018 às 11:22
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“BIG BANDS PAULISTAS”

No último dia 1º aconteceu no Teatro Municipal de Franca o lançamento local do livro Big Bands Paulistas, de autoria de José Ildefonso Martins e José Pedro Soares Martins.

Eu como entusiasta do estilo e ex-integrante de duas dessas big bands, posso afirmar que fiquei emocionado com o que foi apresentado no evento. Inclusive, com a performance da Orquestra Sul América, de Jaboticabal, a única remanescente entre as grandes dos chamados anos dourados, do interior paulista.

Fruto de intensa e minuciosa pesquisa, o livro nos faz viajar através das histórias das orquestras de baile, que acabaram por desempenhar importante papel na vida social das cidades do interior do estado de São Paulo. E, quem viveu esse período, há de se lembrar do tamanho da importância de um baile como evento social em nossas cidades.

Enfoque muito especial pra querida Orquestra Laércio de Franca, fundada e conduzida pelo nosso saudoso maestro Laércio Piovesan, uma das mais consagradas entre as grandes do cenário, a qual tive a honra de integrar no início dos anos 70.

Contribuíram para o brilho do evento a presença e depoimentos do músico Miroel Piovesan, irmão e inseparável companheiro do maestro, verdadeiro cobra do sax-barítono, clarinete e flauta.

Com a devida autorização de um dos autores, José Ildefonso Martins, vamos nos valer de muitas informações contidas no livro ao abordarmos o assunto bandas de baile, nesta nossa modesta coluna. Mas o bom mesmo é ler o livro na íntegra! Um primor !

“Big Bands Paulistas”- Histórias de orquestras de baile do interior de São Paulo, Edições SESC São Paulo.

Na foto, José Ildefonso Martins, este colunista, Miroel Piovesan e Anaí Piovesan, filha do maestro Laércio de Franca.

E não posso deixar de agradecer pela foto e elogiar ao sempre magnífico trabalho ao “Mago” DÉLZIO MARQUES.

“JOSÉ ANDRADE PREPARA MAIS UM CD”

E tenho a honra de estar mais uma vez entre os escalados pra interpretar obras do talentoso e incansável advogado-compositor que já foi presidente da Academia Francana de Letras, em mais um CD com letras e músicas de seu vastíssimo repertório. Desta vez fui incumbido de colocar voz em três de suas criações.

No Estúdio Marcos Prado, dirigido pelo mais que competente músico, arranjador e produtor, estão sendo realizados os trabalhos de gravação, mixagem e masterização com previsão para conclusão dentro das próximas semanas.

Andrade já tem gravados dois CDs : “Canto de Aprendiz” e “Ópio do Povo”.

Para a realização deste ora em andamento, denominado provisoriamente de “Réstia de Luz”, o autor convidou entre outros, o flautista, saxofonista e clarinetista Miroel Piovesan, o pianista e tecladista Gil Reis, além de Ronaldo Sabino, Feijão, Don Antena, Leninha, Natalina e Saulo Couto.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Mais Brasil FM – 101,3 Mhz – Franca, SP : sábado e domingo às 10h.

radionovaip.com.br – Ribeirão Preto – SP : diversos horários aleatórios

ponto1000-Brasil.com – Ribeirão Preto – SP : Sexta 22h, Sábado 10h e 22h e Domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : Domingo a Sexta 18h e Sábado 19h.

Rádio Viva Manaus – Web Rádio Studio Y – Manaus – AM – Domingo 18h (19h Brasília).

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app

(16) 9 8192-6052 e-mails:[email protected]/[email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras.


+ zero