MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de janeiro de 2018 às 12:25
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“O SIMPLES E COMPLETO ADONIRAN”


Parece incrível, mas tenho lembranças de coisas e fatos de quando eu tinha muito menos de 3 anos de idade ! Verdade ! E muitas dessas lembranças acabaram por influenciar em alguns de meus gostos e preferências musicais. Uma delas: meu pai ouvia, no rádio, um programa muito engraçado comandado por uma cara (ou era um quadro dentro de um programa denominado “História das Malocas”..?!) chamado Charutinho. Sim, Charutinho. Que, depois, vim a saber que era ninguém menos que um dos mais simplórios e completos compositores da música do Brasil : Adoniran Barbosa. Pois é, o Adoniran consagrado por tantas criações que se tornaram imortais e que são cantadas aos quatro ventos por gente do mais alto calibre entre os grandes da MPB. Então…Eu ouvia Adoniran no rádio quando era ainda um menino de colo e isso ficou impregnado ali na minha memória…

E ele veio a tornar-se o mais popular compositor da cidade de São Paulo, graças ao cunho descritivo e a reprodução simples e perfeita dos linguajares caipira e paulistano italianado, próprios dos ambientes em    que viveu. Essas características, básicas em seu trabalho, podem ser notadas em, seu primeiro sucesso nacional, o samba “Saudosa Maloca”, que narra o episódio da demolição de uma “casa veia”, refúgio de um grupo de desvalidos, para a construção de um “edifício arto”. Espontâneo, espirituoso, personagem ele mesmo de alguns de seus sambas, Adoniran que, conforme cito ali em cima, foi também grande comediante de rádio, é um dos melhores intérpretes de sua própria obra. Talvez só tenha sido igualado pelo conjunto “Demônios da Garoa”, que popularizou “Trem das Onze”, “Iracema”, “Samba do Arnesto” e também “Saudosa Maloca”. Detalhe : esta última, quando gravada pelo próprio Adoniran, havia recebido o título de “Saudade da Maloca”.

Consta que os “Demônios” conheceram Adoniran nos sets de filmagens de “O Cangaceiro” , ocasião em que este fazia uma ponta no filme e o conjunto formava o coro dos cangaceiros.

Entre os grandes artistas que gravaram Adoniran estão Djavan (Aguenta a Mão, João), Elis Regina (Tiro ao Álvaro), Gal Costa (Trem das Onze), Clara Nunes (Iracema), Gonzaguinha (Despejo na Favela)  Roberto Ribeiro (Bom dia Tristeza, esta em parceria com Vinícius de Moraes), e muitos outros.

Recentemente foi lançado um álbum intitulado “Se Assoprar Posso Acender de Novo”, contendo 14 canções inéditas de Adoniran e parceiros, interpretadas por Ney Matogrosso, Fernanda Takai, Kiko Zambianchi, Simoninha e outros.

João Rubinato, aliás, Adoniran Barbosa, nasceu em Valinhos, SP, em 6 de agosto de 1910 e morreu em São Paulo, em 23 de novembro de 1982.

DESIRÊ E JOEL JHOR


Senhoras e senhores, eu vi. E ouvi. Eles estão cada vez mais entrosados e faço questão de jogar confete. O repertório amplo e de muito bom gosto prende a atenção mesmo de quem está por perto sem querer ouvir. Entrosamento de vozes, violão, pandeiro, a técnica de acordo com o ambiente…E carisma.

Quem ouve, não se decepciona ! E eu ouvi, mais uma vez.

CANDEEIRO

Só temos que agradecer ! Ao Marcílio Garcetti, pela confiança no nosso trabalho. E aos nossos queridos amigos freqüentadores, pelo comparecimento e carinho ! Não tem preço, o prestígio com que temos sido presenteados toda quinta no “Candeeiro Pizza Bar”. Ótima pedida para suas horas de lazer, oferece pizza de primeiríssima qualidade (fórmula exclusiva da casa) e a nossa música .

Às 5ªs feiras, a partir das 20h, em nossas “Releituras” musicais, revisitamos e interpretamos à nossa maneira, consagrações nacionais e internacionais de nomes como  Chico César, Belchior, Burt Bacharach, Wilson Simonal, Jair Rodrigues, Norah Jones, Ray Charles,Tom Jobim, Tim Maia, Paulinho da Viola, Bee Gees, Elvis Presley, Louis Armstrong, Elton John, Beatles, Roberto Carlos, Raul Seixas, Chico Buarque, Cassiano, Hyldon, Domenico Modugno, Frank Sinatra,  Toquinho, Vinícius de Moraes e muitos, muitos outros.

Não abrimos mão de sua presença !

O “Candeeiro Pizza Bar” fica na Av. Dr. Antonio Barbosa Filho, nº 809 – Jardim Francano

Franca – SP.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Mais Brasil FM – 101,3 Mhz – e www.radiomaisbrasil.com – Franca, SP : sábado e domingo às 10h.

radionovaip.com.br – Ribeirão Preto – SP : diversos horários aleatórios

ponto1000-Brasil.com – Ribeirão Preto – SP : Sábado 10h e 22h e Domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : Domingo a Sexta 18h e Sábado 19h.

Rádio Viva Manaus – Web Rádio Studio Y – Manaus – AM – Domingo 18h (20h Brasília).    

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app

(16) 9 8192-6052 e-mails:[email protected]/  [email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras.


+ zero