MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de setembro de 2017 às 13:22
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“O samba de Minha Terra”

Essa música traz a assinatura de um dos mais festejados compositores do Brasil, Dorival Caymmi. Segundo o próprio autor, foi inspirada nos sambas de roda da Bahia, onde se cantam versos referentes ao “bole-bole” e ao “requebrado”, sugestões nascidas do movimento sensual das ancas das sambistas.

A letra diz : “O samba da minha terra deixa a gente mole/ quando se canta todo mundo bole…”

Os versos mais conhecidos, sem dúvida, são os da segunda parte: ”Quem não gosta de samba/ bom sujeito não é/ é ruim da cabeça/ ou doente do pé.”

A obra faz parte da primeira fase, ou seja, a fase inicial da carreira de Caymmi. Foi lançada pelo grupo Bando da Lua, em 1940 em seu último disco gravado no Brasil, uma vez que acompanhava Carmen Miranda, residente nos Estados Unidos.

“O samba DE minha terra” (ou “O samba DA minha terra”) tem inúmeras regravações mas, entre as mais notáveis estão as várias de João Gilberto. A primeira delas foi realizada em 1961, juntamente com o conjunto de Valter Vanderley, quando a bossa nova estava começando a se consolidar como uma referência musical brasileira. Uma das gravações de João aconteceu ao vivo em 1964, no Carnegie Hall.

Outra gravação emblemática ficou por conta do grupo Os Novos Baianos, de 1973, responsável pela apresentação da música a uma nova geração e que ganhou a reputação de uma das mais marcantes entre todas as regravações.

Confira no destaque.


TRÊS CURTAS :

1. BANDO DA LUA : Conjunto vocal e instrumental brasileiro que acompanhou Carmen Miranda durante quase toda a sua carreira. Foi o primeiro grupo de brasileiros a harmonizar as vozes, de acordo com a moda na época (anos 40) nos Estados Unidos.

2. NOVOS BAIANOS : revolucionário grupo musical baiano que teve seu auge entre os anos de 1969 e 1979 e marcou a música popular brasileira explorando os elementos da bossa nova, frevo, baião, afoxé e até o rock. Tinha em sua composição, entre outros, Moraes Moreira, Pepeu Gomes e Baby Consuelo. Em 2016, reuniram-se para excursionar pelo Brasil.

3. VÍMANA : Grupo brasileiro de rock progressivo dos anos 70 que contava com os conhecidos Ritchie (vocal e flauta), Lobão (bateria e vocal) e Lulu Santos (vocal e guitarra). O tecladista suíço Patrick Moraz, ex-integrante do grupo Yes, chegou a ensaiar com a banda, que acabou por se desfazer devido a um desentendimento entre ele e Lulu Santos.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Mais Brasil FM – 101,3 Mhz – e www.radiomaisbrasil.com – Franca, SP : sábado e domingo às 10h.

radionovaip.com.br – Ribeirão Preto – SP : diversos horários aleatórios

ponto1000.com – Ribeirão Preto – SP : Sábado 10h e 22h e Domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : Domingo a Sexta 18h e Sábado 19h.

Rádio Viva Manaus – Web Rádio Studio Y – Manaus – AM – Domingo 18h (19h Brasília).    

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app

(16) 9 8192-6052 e-mails:[email protected]/  [email protected]


+ zero