MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de agosto de 2017 às 10:02
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“LAÉRCIO DE FRANCA – O MESTRE SE FOI!”

Bem que deveria ter ficado mais, muito mais tempo, mas cumpriu sua missão, da melhor maneira possível, tenho certeza.

Foi se encontrar com o Juvenil da Lapa, Topete Ambrósio, Emílio Sicchieroli, Oscar Tofetti, Tarciso de Oliveira. Patrocínio, Bonutti arranjador, Mário Berbel “Boa Cabeça”,  Mazzo, Jairo, Osnir Barreto e tantos outros que dividiram espaço aqui no planeta com esse cara que foi o maior divulgador do nome de Franca no meio artístico-musical não só no Estado de São Paulo, mas também em uma enorme fatia do Brasil.

E eu tive a honra de passar bom pedaço de minha vida à sombra dessa verdadeira árvore de conhecimento musical.

Numa certa tarde quase noite de 1973, pouco mais de meio de ano, cabelo ainda se recompondo das raspagens do Tiro de Guerra, eu acabava de chegar da Rádio Clube Hertz onde apresentava alguns programas e preparava-me pra ir pro “João Marciano”, onde freqüentava o colegial. Minha mãe me avisa que havia um homem querendo falar comigo e quase me aborreço, devido ao meu escasso tempo pra tomar banho, engolir alguma coisa e correr pra escola. Quando saio pra receber o tal homem, fiquei meio sem fôlego, pois à minha frente estava mais que um ídolo, estava uma figura do maior respeito na cena musical e qual não foi minha surpresa quando, ao final das frases de começo de conversa, sem muita enrolação, ele me convida pra trabalhar. Trabalhar em sua orquestra. Ele era ninguém menos que um dos homens mais famosos de Franca, conhecido em quase todo o território nacional: o Laércio de Franca !

E eu, que até então ficava babando ao pé do palco nos bailes e domingueiras da A.E.C., maravilhado com os arranjos  e a sonoridade daquela orquestra, ia então fazer parte do time! Sem palavras !

Trabalhamos juntos daquele 1973 até meados de 1975, quando resolvi me aventurar Brasil afora graças ao convite de um dos empresários que vendiam “nossa” orquestra, que sempre me abordava durante os eventos e um dia chegou pedindo licença pra “roubar o cantor”. O Maestro não gostou nem concordou, mas acabou me liberando. Lembro-me de que o último baile que fiz na Usina Junqueira, próximo a Igarapava. Mas aprendi muito com essa figura ímpar, profissional mais que aplicado, versátil, exigente, sujeito correto e disciplinado. E continuei aprendendo, mesmo no período em que não tínhamos vínculo profissional. Nunca me ensinamentos nem esclarecimentos. Guardo com muito respeito e carinho uma partitura de “Moonlight Serenade”, no tom original de mi bemol, que fez questão de escrever pra mim certa ocasião.

Laércio sempre cobrou dos músicos uma performance impecável, à altura de sua responsabilidade perante contratantes e público, quer fosse numa simples “brincadeira dançante” (as tradicionais domingueiras), ou num baile de debutantes, formatura ou reveillon. Daí seu sucesso e respeito conquistado ao longo de sua carreira.

Super organizado, antes do início de cada evento já estava distribuindo as “fichas de consumo” a que cada um tinha direito durante o período de apresentação. Chegando de viagem, chequinho assinado, na mão de cada músico e colaborador (os que atualmente são chamados de “roadies”). Nada de “receber segunda” ou segurar o cheque por uns dias. Trabalhar com o Laércio era muito bom!

As cutucadas de trompete em minhas costas quando eu desafinava ou saía do compasso (-“Ce tá desafinando pra cima! Presta atenção no gogó!”) às vezes me irritavam chegando até a gerar alguns entreveros mas, afinal de contas, as correções partiam de um cara privilegiado que, segundo sua irmã Maria de Lourdes, tinha ouvido quase absoluto e me serviram de corretivo e estímulo pra aprimorar meus gorjeios vida afora.

Nos últimos anos tive novamente a honra de ser convidado pra me apresentar com sua orquestra, em sua nova formação, em diversas oportunidades.

O “Hômi”, como nós costumávamos nos referir a ele, deixa um legado sem preço !

Nascido em São José do Rio Pardo em 26 de maio de 1932, passou a infância em Caconde, onde travou os primeiros contatos com o trompete, atuando na banda musical da cidade e, pasmem vocês, CONTRARIADO ! Sim, ainda segundo sua irmã Maria de Lourdes, o Maestro só tocou em frente graças aos puxões de orelha de “Seu” Manoel, seu pai, que quase o obrigou a estudar e encarar a música ! Resultado : aos 11 anos já se apresentava num programa da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, travou amizade com diversos nomes da televisão e acabou atuando em grandes orquestras, inclusive a de Ary Barroso e consagrando-se como o dono de um dos mais refinados trompetistas da nossa música. O “sopro” do cara era de arrepiar ! Seus fraseados, seus graves e agudos…

Em Franca, após haver residido por certo período nos anos 40 e haver integrado diversos grupos musicais, voltou a fixar-se definitivamente em 1959, quando, após novamente integrar alguns conjuntos musicais, fundou, ao lado do irmão Miroel, seu próprio grupo, apresentando-se num baile de pré-formatura do I.E.T.C.. Seria o início de duas décadas de consagração como uma das melhores orquestras de baile oriundas do Estado de São Paulo.

Detentor do título de cidadão francano, Manoel Laércio Piovesan, o LAÉRCIO DE FRANCA, foi, sem sombra de dúvida, um dos maiores divulgadores do nome de nossa cidade por aí afora.

Deixou-nos a todos enlutados, embarcando pro outro lado neste domingo, dia 20 de agosto, aos 85 anos de idade.

Silenciou-se o “trompete de ouro”.

Na foto, dois momentos inesquecíveis : meu primeiro de uma série de bailes de debutantes que realizamos sob a batuta do Maestro, na cidade de Carmo do Rio Claro em 1973 (Laércio ao órgão e Miroel ao clarinete) e por ocasião de uma homenagem recebida no Teatro Municipal de Franca, há exatamente um ano, em agosto do ano passado.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Domingo, dia 27 de agosto, HOMENAGEM A LAÉRCIO DE FRANCA.

Mais Brasil FM – 101,3 Mhz – e www.radiomaisbrasil.com – Franca, SP : sábado e domingo às 10h.

radionovaip.com.br – Ribeirão Preto – SP : diversos horários aleatórios

ponto1000.com – Ribeirão Preto – SP : Sábado 10h e 22h e Domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : Domingo a Sexta 18h e Sábado 19h.

Rádio Viva Manaus – Web Rádio Studio Y – Manaus – AM – Domingo 18h (19h Brasília).    

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app

(16) 9 8192-6052 e [email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero