MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de agosto de 2017 às 10:07
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“ESTÁCIO HOLY ESTÁCIO”

A primeira música do Luiz Melodia que me chamou a atenção foi “Ébano”, participante do Festival Abertura, da TV Globo, em 1975.  Depois, me liguei em “Pérola Negra”, que já existia e havia sido gravada por Gal Costa, em 1972. Também de 1972 é  “Estácio Holy Estácio”, lançada então por Maria Bethânia. Nessa época eu trabalhei em bandas musicais de São Paulo e passei a gostar dessas músicas, inseridas em meu repertório.

Pois bem, falemos desse grande sucesso do nosso saudoso Luiz Melodia, “Estácio Holy Estácio”.

Tal como quando fez “Pérola Negra”, o compositor era ainda um adolescente quando escreveu essa música. Foi feita pra uma namorada chamada Rosângela. Com seus versos ambíguos, trata de um amor contrariado, tendo o Largo do Estácio como cenário para a história; “Se alguém que matar-me de amor/ que me mate no Estácio/ bem no compasso/ bem junto ao passo/ do passista da escola de samba/ do Largo do Estácio…” Este seria um sucesso marcante do ano seguinte ao da gravação(1972), marcando, junto com “Pérola Negra”, o LP de estréia de Luiz Melodia.

Uma curiosidade: se grafado corretamente, “Estácio Holy Estácio” significa “Estácio Santo Estácio”. Acontece que o título da composição quase sempre aparece grafado, em discos e edições( inclusive no registro do CNA – Conselho Nacional de Direito Autoral) como “Estácio Holly Estácio” e essa palavra, “holly”, em inglês significa azevinho, ou azevim, um arbusto da família das aqüifoleáceas, conforme o dicionário Aurélio.

(A exclamação que não pode calar : “Caramba, então Hollywood significa bosque de azevinhos !!!”)

Pois é, assim, o uso da palavra holly dá ao título da canção um sentido, até certo ponto, disparatado !

Mas holy ou holly, sem dúvida nenhuma é uma das canções mais marcantes e que se tornaram imortais do repertório mais que especial do grande intérprete que foi e permanecerá sendo Luiz Melodia.

Fontes : Internet, A Canção No Tempo (Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello) e Revista da Música.

LOUVAÇÃO A QUEM MERECE

Nem se discute , quem sabe, faz ao vivo! E de improviso !

Bem, quase de improviso. Eles já ensaiaram um bocadinho, pelo menos pra acertar tom e andamento, mas isso é detalhe pra quem tem a bagagem que eles carregam.

Neste fim de semana, parei e sentei pra ouvir minha querida “diva” DESIRÊ THOMAS MEDEIROS, ou DESIRÊ SINGER como outros gostam de tratá-la, ao lado do novo parceiro violonista e cantor JOEL JHOR  e constatei o que eu já previa : já é ! Sucesso absoluto, com tudo no lugar.

Desirê, após longa parceria com o mano e nosso grande e querido amigo Ângelo Thomaz , hoje brilhante em terras nordestinas, trabalhou por um bom período ao lado de outro querido amigo, o Rodrigo Nunes, que agora partiu pra outro projeto.

Muito bem, agora ao lado do experiente e versátil Jhor, inicia nova fase na carreira, e o duo tem tudo pra marcar época na música de nossa região. Equilíbrio nos vocais, repertório requintado, meus queridos amigos não vão decepcionar nem uma vírgula !

Fico no aguardo da agenda pra apreciar mais um bocado e desde já recomendo ao todos : DESIRÊ THOMAZ e JOEL JHOR !

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Mais Brasil FM – 101,3 Mhz – e www.radiomaisbrasil.com – Franca, SP : sábado e domingo às 10h.

radionovaip.com.br – Ribeirão Preto – SP : diversos horários aleatórios

ponto1000.com – Ribeirão Preto – SP : Sábado 10h e 22h e Domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : Domingo a Sexta 18h e Sábado 19h.

Rádio Viva Manaus – Web Rádio Studio Y – Manaus – AM – Domingo 18h (19h Brasília).    

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app

(16) 9 8192-6052 e [email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero