MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de julho de 2017 às 09:40
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O MUNDO É UM MOINHO

O mundo é um moinho e tritura sonhos…E desperta cuidados e conselhos quando se tem estima ou amor por alguém…E inspira o poeta, como no caso do compositor Agenor de Oliveira, eternizado na música brasileira como Cartola que tem em “O Mundo É Um Moinho” uma de suas mais consagradas obras. E existem várias histórias sobre a criação da canção.

Uma dessas histórias nos dá conta de que Cartola escreveu a letra ao se dar conta de que sua filha adotiva, Creusa Francisca, estaria se prostituindo,levando-o ao desapontamento e quase ao desespero. Expressa o tipo de preocupação de pai com filha adolescente, preocupação esta traduzida em forma de poesia e música, transformando-se em um conselho verídico extensivo a todos quantos pudessem se encontrar em situação semelhante à sua.

Afinal, “o mundo é um moinho que tritura nossos sonhos, muitas vezes”.

Gravada pela primeira vez pelo próprio Cartola em 1974, foi regravada posteriormente por Ney Matogrosso,Beth Carvalho e Cazuza.

Nascido e criado nos morros cariocas, o compositor cursou apenas o primário. Entretanto, está inscrito na história da música brasileira ao lado de Chico Buarque e outros intelectuais, tidos como gênios.

“Preste atenção, o mundo é um moinho…/Vai triturar teus sonhos…/ Vai reduzir as ilusões a pó!”  

Fontes : Internet e Revista da Música

Foto :  Liga Entretenimento/Divulgação

LOUVAÇÃO A QUEM MERECE

Ronaldo Sabino veio de Minas Gerais, mais precisamente de Pratápolis, pra desenvolver por aqui seus dotes artísticos e tornar-se um dos mais completos músicos surgidos nos últimos anos.

Tendo como mestres e inspiradores José Marques, Edson Gomes, Marcos Prado, Márcio Bueno, Paulo Camargo (in memorian) e Mário Camargo, Ronaldo desenvolveu incomum habilidade ao dominar perfeitamente instrumentos como acordeon, violão e viola. Aliás, recentemente levou aos palcos um espetáculo dedicado aos seus “gurus”, sob o título de “Ronaldo Sabino e Seus Mestres”.

Outro show de Sabino muito prestigiado, que ele pretende continuar apresentando periodicamente, foi batizado de “Ronaldo Sabino Instrumental”, no qual ele mostra todo o seu conhecimento ao executar o violão e a viola de dez cordas.

Super eclético, com 26 anos de estrada e um currículo invejável, Marcos Sabino já trabalhou com gente consagrada do mundo sertanejo de raiz, como a saudosa dupla Liu e Léu e outros. Já tem dois CDs gravados (“Estradas de Minas” e “Rancho Alegre”) e participação em tantos outros como músico convidado,como, por exemplo, nos discos gravados com criações do poeta e compositor  José Andrade Pires. Seu terceiro CD individual já está em fase de acabamento.

Se não bastasse, conduz há vários anos o programa “Prosa, Café e Viola” na TV Franca (assinatura), às quartas-feiras às 20 horas e aos domingos após o jogo de futebol.

Louvação a quem merece : RONALDO SABINO.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Mais Brasil FM – 101,3 Mhz – e www.radiomaisbrasil.com.br – Franca, SP : sábado e domingo às 10h.

radionovaip.com.br – Ribeirão Preto – SP : Sábado às 11h e  domingo às 12h.

ponto1000.com – Ribeirão Preto – SP : Sábado 10h e 22h e Domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : Domingo a Sexta 18h e Sábado 19h.

Rádio Viva Manaus – Web Rádio Studio Y – Manaus – AM – Domingo 18h (19h Brasília).    

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app

(16) 9 8192-6052 e [email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero