MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de junho de 2017 às 12:50
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

UPA NEGUINHO

Edu Lobo

O ouvido apurado de Elis Regina para detectar o potencial de uma canção relativamente pobre e transformá-la em sucesso seria posto à prova pela primeira vez em “Upa Neguinho”. Inicialmente grafada como “Upa Negrinho”, a composição de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri era cantada por este último na peça “Arena Conta Zumbi”, apresentada no Teatro de Arena de São Paulo nos anos 60. Sua letra refere-se a um personagem, menino cafuz, a quem se pede que cresça depressa pra um dia ajudar a melhorar um mundo onde a liberdade é apenas uma esperança.

Elis Regina, ao conhecer a música, não sossegou enquanto não obteve permissão para gravá-la, enfrentando, curiosamente, total resistência por parte de Edu.

Elis sugeriu alterações no arranjo original, praticamente reinventando a canção,  incluindo breques com percussão, palmas e o arremate final, que não existiam na versão levada a efeito na peça, por conta de Guarnieri.

Gianfrancesco Guarnieri

”Upa Neguinho” foi cantada pela primeira vez em público por Elis na noite de gravação,ao vivo, de “O Fino da Bossa”, tendo como técnico de som Zuza Homem de Mello, sendo recebida entusiasticamente pela platéia, tornando-se número obrigatório em todos os espetáculos da “Pimentinha”. Foi apresentada, inclusive, no Midem e no Olympia, de Paris, por ocasião de sua primeira turnê internacional, sendo regravada várias vezes, sendo a última, quando se apresentou no Festival de Montreux, em 1979.

“Upa Neguinho” recebeu o “carimbo” de Elis de forma tão acentuada que raramente outros cantores se atrevem a gravá-la.

Fontes : Internet e “A Canção No Tempo” – Jairo Severiano/Zuza Homem de Mello

Foto: Liga Entretenimento/Divulgação

3 CURTAS SOBRE MÚSICA

1. DOIS NA BOSSA : Foi um programa produzido por Nelson Motta e Mariozinho Rocha, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Excelsior, do Rio, em 1964, depois na TV Record, em São Paulo, em 1965, com o nome de “O Fino da Bossa”.

2. SOUZABONE : É um trombone de 4 válvulas cromáticas, ao invés de 3, como o tradicional, com som bastante peculiar, inventado pelo músico brasileiro Raul de Souza, também conhecido com Raulzinho e Raul do Trombone.

3. RONNIE CORD : Era o nome artístico de Ronald Cordovil, filho do maestro e compositor Hervé Cordovil. Ficou conhecido pelo sucesso de “Biquini de Bolinha Amarelinha” em 1961 e “Rua Augusta” em 1963. Faleceu em 1986, com apenas 42 anos de idade.

Fonte :  Revista “Música”      

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Mais Brasil FM – 101,3 Mhz – e www.radiomaisbrasil.com.br – Franca, SP : sábado e domingo às 10h.

radionovaip.com.br – Ribeirão Preto – SP : Sábado às 11h e  domingo às 12h.

ponto1000.com – Ribeirão Preto – SP : segunda a sexta  07 e 22h.

                                                                  sábado  07, 10 e 22h.

                                                                  domingo  07, 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : quinta, sexta e sábado 18 h.

Rádio Viva Manaus – Web Rádio Studio Y – Manaus – AM – Domingo 18:00 (19 h. Brasília).    

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app

(16) 9 8192-6052 e [email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero