MAIS SOBRE A MÚSICA

  • mmargoliner
  • Publicado em 13 de março de 2017 às 12:43
  • Modificado em 13 de março de 2017 às 12:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

ELIANE ELIAS – MULHER BRASILEIRA NO JAZZ


Graças ao seu acentuado gosto pelo jazz, seu talento e seu charme, a pianista brasileira Eliane Elias conquistou o mercado norteamericano, tornando-se a primeira instrumentista estrangeira a construir uma carreira sólida por lá. E contribuiu enormemente pra mostrar ao resto do planeta a capacidade do músico nacional, uma vez que seu nome correu mundo e conquistou também a Europa e o Japão.

Nascida em São Paulo em 19 de março de 1960, filha de uma pianista da área erudita, por conseguinte de formação musical inicialmente tradicional, puramente erudita, a certa altura sentiu necessidade de conhecer mais a fundo os compositores, indo além, na literatura pianística e na parte técnica, aliando o estudo clássico ao popular, aprofundando-se no jazz e na improvisação.

Aos 12 anos já se arriscava a transcrever e executar solos de artistas como Art Tatum, Bud Powell, Wynton Kelly e Bill Evans. Aos 13 anos ingressou numa tradicional escola da época, a CLAM (Centro Livre de Aprendizagem Musical), dirigida pelo pianista Amilton Godoy, do renomado Zimbo Trio onde, aos 15 anos, já passou a lecionar.

Trabalhou com trio próprio em clubes e restaurantes em São Paulo e acompanhando Maria Creusa, Carlos Lira, Sebastião Tapajós e outros cantores e compositores. Mas queria mesmo era ir pra Nova York.

Antes de se mudar pros States, ainda trabalhou com Toquinho e Vinícius de Moraes, até a morte deste, ocorrida em 1980. Lá chegando, inicialmente estudou na Julliard School , logo passando a atuar junto ao grupo Steps Ahead, que tinha, em sua formação, músicos do naipe do saxofonista Michael Brecker, o baixista Eddie Gomez e o baterista Peter Erskine.

Com competência e muita classe, Eliane provou aos americanos que acreditavam que o músico brasileiro só sabia tocar samba, que a coisa não é bem assim.Arrasou no jazz e acabou por se consolidar entre os grandes do gênero, recebendo inúmeros prêmios e perfilando-se ao lado de gente como Jack De Johnette, Joe Henderson e Herbie Hancock, entre outros, com os quais dividiu palco e estúdios.

E, pra completar, passou a somar a música brasileira ao jazz, com excelente resultado, provando que a mistura entre a cultura tupiniquim e a norteamericana dá certo. No final dos anos 80 começou também a cantar em suas gravações, com muita propriedade, valorizando ainda mais seu trabalho.

Com 30 álbuns no currículo, venceu o Grammy de 2016 na categoria de jazz latino pela gravação de 2015, do disco “Made in Brazil”, no qual estão inseridas grandes obras de autores brasileiros, entre as quais “Águas de Março”, “Aquarela do Brasil” e “No Tabuleiro da Baiana”.

Eliane Elias é destaque no nosso BENY CHAGAS MUSIC SHOW desta semana.

Fontes : “Dicionário Cravo Albin da Mús. Pop. Brasileira”

                           Informações da Internet

                           Revista Teclado & Áudio.F

                           Foto: Liga Entretenimento/Divulgação)

MEUS AMIGOS DE PALCO


Esbanjando musicalidade e carisma, meu querido amigo Ângelo Thomaz apareceu meio que de surpresa por aqui e reuniu respeitável público na Candeeiro Pizza Bar, do meu amigo Marcílio Garcetti, na semana passada, proporcionando um reencontro dos mais aguardados aos apreciadores da boa música noturna. Levou ao palco ninguém menos que sua mana Desirê Singer, pra enorme alegria dos fãs da super  consagrada dupla Ângelo & Desirê, já saudosos de suas apresentações.

Nosso amigo decidiu bater asas e há mais de 5 anos arrebenta no Nordeste, mais precisamente em Natal, no Rio Grande do Norte. Diga-se de passagem que lá é sua base, pois além de haver se consolidado como grande músico na capital, apresenta-se por toda a região e até no exterior , mostrando som brasileiro de qualidade e com enorme competência.

Pena que, por aqui, foi só uma passadinha pra rever familiares e amigos e…uma noite pra ficar na saudade.

Desirê esbanjou comunicação, gogó e pandeiro e o dono da casa, Marcílio, “debulhou” na bateria e na percussão, mostrando por que é considerado um dos melhores e mais respeitados músicos de nosso pedaço, com atuação marcante também Brasil afora, trabalhando como gente de peso.

Nosso aplauso pro amigo Ângelo Thomaz, que prometeu voltar em breve.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Mais Brasil FM – 101,3 Mhz – Franca, SP : sábado e domingo às 10h.

radionovaip.com.br – Ribeirão Preto – SP : Sábado às 11h e  domingo às 12h.

ponto1000.com – Ribeirão Preto – SP : segunda a sexta : 07 e 22h.

sábado : 07,10 e 22h.

domingo : 07, 12 e 22h. 

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app (16) 9 8192-6052 e e-mail [email protected].

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero