“…São as águas de março fechando o verão, é promessa de vida no seu coração !”
À primeira vista, uma canção simples, até repetitiva. Na realidade, possui estrutura sofisticada, extremamente trabalhada, que a distingue como uma das composições mais inteligentes da nossa música. E sua quase que obstinada repetição da pequena melodia e célula rítmica é apoiada por um encadeamento de quatro acordes que sofrem inversões e variações sutis, que fazem da peça assinada pelo “Maestro Soberano” Antonio Carlos Jobim uma verdadeira obra-prima. Com a troca de acordes,as mesmas notas, sempre repetidas, adquirem colorido renovado, soando como se fossem notas diferentes e aí a coisa fica contagiante.
Tal sofisticação também é aplicada à letra, segundo muitos, talvez a melhor entre todas as que Tom escreveu. Em dezenas de versos incisivos, diretos, quase sem adjetivação, o poema passa impressões sobre um final de verão no campo, enunciando minuciosamente os componentes da paisagem, encharcadas pelas águas de março.
Os primeiros acordes, introdução e parte da letra de “Águas de Março” foram rascunhados a lápis em um papel de embrulho de pão, em março de 1972, em um sítio de Jobim na região serrana do Rio de Janeiro.
Foi lançada,originalmente, no lado A de um disco compacto encartado no jornal “O Pasquim”, em maio de 1972. Logo após, entrou para o álbum “Matita Perê”. O maestro tocou piano e violão, na gravação. Em 1974 foi lançada a célebre gravação divida com Elis Regina, no LP “Elis & Tom”, enorme sucesso comercial, que contou também com o piano de César CamargoMariano.
“Águas de Março” foi regravada incontáveis vezes tanto no Brasil quanto no exterior. Entre essas tantas regravações, tomo a liberdade de citar as de João Gilberto, João Bosco, Miúcha, Leny Andrade, Nara Leão, Joyce, Danilo Caymmi, Sérgio Mendes e Os Cariocas.
Em outros países, virou “Waters of March” e foi gravada pelo já saudoso e imbatível Al Jarreau, por Art Garfunkel, Ella Fitzgerald, Dionne Warwick e tantos outros.
Garimpando, encontramos uma versão em francês, por conta de Stacey Kent, que recebeu o título de “Les Eaux de Mars”, que você pode ouvir no nosso “BENY CHAGAS MUSIC SHOW” desta semana. Confira emissoras e horários logo abaixo.
Fontes : “A Canção No Tempo” – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello
Informações da Internet
Cadernos de Anotações.
(Foto: Liga Entretenimento/Divulgação)
MEUS AMIGOS DE PALCO
Guitarra no capricho, teclado bem equilibrado, bateria eletrônica meticulosamente estudada e programada, com o timbre certo para cada estilo e duas vozes super entrosadas, além da simpatia e humildade sem concorrência. E o melhor: sempre que os encontro, eles são “OS MESMOS”. Os mesmos bons, refinados e simpáticos camaradas, super dedicados ao que se propõem a fazer: cover de qualidade. Posso me arriscar a dizer que são os melhores em se tratando de interpretação de obras consagradas, passando por Bee Gees, Pink Floyd, Louis Armstrong, Elvis Presley e por aí afora,
A “banda de dois” foi fundada há 15 anos, período em que amadureceram e aplicam de forma muito especial o que absorveram ouvindo, principalmente, A.C.D.C., Queen, os já citados Bee Gees e outros grandes nomes dos anos 60, 70, 80 e 90.
Minha alegria é sempre renovada quando encontro, ouço e aplaudo meus especiais amigos João Luís e Adn Ramon (aliás, Chuck): “OS MESMOS”.
BENY CHAGAS MUSIC SHOW
Mais Brasil FM– 101,3 Mhz – Franca, SP : sábado e domingo às 10h.
radionovaip.com.br – Ribeirão Preto – SP : Sábado às 11h e domingo às 12h.
ponto1000.com – Ribeirão Preto – SP : segunda a sexta : 07 e 22h.
sábado : 07,10 e 22h.
domingo : 07, 12 e 22h.
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*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.