Maioria do STF confirma uso obrigatório de máscara em público

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 28 de agosto de 2020 às 17:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com a maioria confirmada, foi mantida a liminar concedida por Gilmar Mendes no início do mês

Em São Paulo, pessoas usam máscaras enquanto aguardam por chegada do trem para ir ao trabalho

Nove dos onze ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram para confirmar a validade da lei que obriga o uso de máscara em todos os espaços públicos do país. 

O julgamento está sendo realizado no plenário virtual, sistema no qual os ministros postam seus votos por escrito, sem a necessidade de debate. A votação começou na sexta-feira passada e termina à meia-noite desta sexta-feira.

Com a maioria confirmada, foi mantida a liminar concedida por Gilmar Mendes no início do mês que derrubou vetos do presidente Jair Bolsonaro a trechos específicos da lei.

Em julho, o presidente retirou do texto as menções ao uso de máscaras em comércios, indústrias, templos religiosos e escolas durante a pandemia do coronavírus. 

Bolsonaro também baniu da lei o uso de máscaras em presídios e unidades socioeducativas, além da fixação de cartazes em estabelecimentos públicos com instruções sobre a proteção individual e a lotação máxima.

Ao vetar esses pontos, a presidência da República argumentou que a obrigatoriedade do uso da máscara poderia ser considerada violação de domicílio, devido à inclusão de locais não abertos ao público. 

O julgamento é realizado a partir de uma ação de partidos de oposição questionando os vetos ao Supremo. Para as legendas, os vetos infringem o direito universal à saúde previsto na Constituição Federal.


+ Justiça