Mães superprotetoras podem prejudicar a independência dos filhos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de fevereiro de 2016 às 13:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Procure estar ao lado da criança, incentivando e apoiando sempre, porém dando liberdade e espaço

​Estabelecer uma relação de confiança entre mães e filhos é fundamental para que a família conviva bem. Impor limites, se preocupar com a segurança e cuidar dos filhos são considerados a regra de ouro de todas as mães. No entanto, cuidados excessivos ou exageros no controle podem ser extremamente nocivos não só para os filhos, mas também para as mães.

Algumas mulheres não se dão conta do limite que podem chegar na hora de educar seus filhos e pecam por se excederem. Em alguns casos, a vontade de agir de maneira diferente daquela como foi criada resulta em uma educação controladora e desorganizada.

Com isso, os seus filhos podem perder a autonômia e se tornarem adultos dependentes e despreparados para lidar com as situações e pressões do dia a dia.

O ideal mesmo é que você esteja sempre por perto, mas que não acabe sufocando seus filhos. Permita que eles possam arriscar em novos desafios sozinhos, como: amarrar sapatos, comer novos alimentos, brincar na rua, tomar banho, beber em copos de vidro, além de garantir que eles concluam aquilo que começaram. Não tenha medo de usar o “não”, e saiba a maneira correta de corrigí-los.

Quando você se preocupa em demasia com os pequenos, acaba por se estressar e perder o foco da educação, que pode ser praticada de maneira tranquila, harmoniosa, lúdica e saudável para ambas as partes.

Os adolescentes e as crianças pequenas precisam receber um voto de confiança dos pais.Eles merecem ter seu espaço no mundo e para isso você deve encorajá-los sempre pra que esse espaço seja conquistado por eles mesmos.