Luiza Erundina palestra nesta sexta, 29, no auditório da Editora Unesp, na capital

  • Entre linhas
  • Publicado em 28 de março de 2019 às 11:24
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Deputada Federal falará sobre os 30 anos do Governo Popular Democrático na cidade de São Paulo

Nesta sexta-feira, 29 de março, o CEDEM recebe a Deputada Federal Luiza Erundina (PSOL) para uma conferência sobre os 30 anos do Governo Popular Democrático na cidade de São Paulo. O evento terá início às 18h30, na sede do CEDEM, à Praça da Sé, 108, 7º andar – auditório da Editora Unesp.

1989 é um marco na administração municipal paulistana. Há 30 anos, a então Deputada Estadual Luiza Erundina de Sousa tomava posse como prefeita democraticamente eleita pela cidade de São Paulo. Foi a primeira mulher nordestina e de um partido de esquerda, o Partido dos Trabalhadores (PT), a administrar a maior cidade da América Latina.

Erundina abordará sua administração municipal, ocasião em que realizou projetos inovadores em diversas áreas e também enfrentou inúmeros desafios. Destacará, ainda, a iniciativa pioneira de preservar a memória de sua gestão, criando o Centro de Documentação e Estudos da Cidade de São Paulo (CEDESP), cujo acervo é formado por documentos textuais, publicações, cartas, cartazes, fotografias e vídeos. Em 1995 o CEDEM recebeu toda essa documentação sob custódia. Em 2001, o acervo passou a ser propriedade do CEDEM_Unesp.

Sobre a conferencista – Assistência Social, Erundina assumiu seu primeiro cargo público no ano de 1958, quando foi Secretária de Educação em Campina Grande (PB). No ano de 1980, participou da fundação do PT e em 1982 elegeu-se vereadora da cidade de São Paulo. Em 1986, foi eleita deputada estadual e em 1988, prefeita da cidade de São Paulo pelo PT. Em 1993, depois do impeachment do presidente Fernando Collor, foi nomeada ministra da Secretaria da Administração Federal, no governo de Itamar Franco. Em 1998, já no PSB (Partido Socialista Brasileiro), foi eleita deputada federal por São Paulo. Assumiu seu primeiro mandato parlamentar na Câmara dos Deputados em 1999. Atualmente está em seu quinto mandato como deputada federal.

Conferência CEDEM
Deputada Federal Luiza Erundina de Sousa
30 anos do Governo Popular Democrático na cidade de SP
Data e horário: 29/03/2019, 6ª feira às 18h30;
Local: Praça da Sé, 108 – 7º andar (metrô Sé);
Informações: (11) 3116–1715
Inscrições gratuitas: http://www.cedem.unesp.br/#!/evento1
Transmissão on-line https://video.unesp.br/cedem
E-mail: [email protected]    
www.cedem.unesp.br  / https://www.facebook.com/CedemUnespOficial
*Certificado de participação a ser retirado durante evento


+ Política