Lucro do Magazine Luiza sobe quase seis vezes no 2º trimestre e é recorde

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de agosto de 2017 às 13:27
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:17
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Resultado é recorde histórico para a companhia, segundo divulgado pelo Grupo ML

​O Magazine Luiza encerrou o segundo trimestre de 2017 com um lucro líquido de R$ 72,3 milhões, um crescimento de quase seis vezes os R$ 10,4 milhões contabilizado no mesmo intervalo do ano passado.

O resultado é recorde histórico para a companhia, segundo o material divulgado pela varejista. A companhia destacou que o desempenho foi impulsionado pelo e-commerce, que cresceu 55% no período. 

“Trata-se do segundo trimestre consecutivo de crescimento da nossa operação online a uma taxa superior a 50%”, afirma a empresa. O segmento respondeu por 28% do faturamento entre abril e junho deste ano — no mesmo período de 2016, a participação era de 23%.

No segundo trimestre deste ano, a margem líquida aumentou 2,2 pontos percentuais (p.p.) entre os períodos, para 2,7%. A receita líquida da varejista avançou 25,7% na mesma base de comparação, totalizando R$ 2,699 bilhões entre abril e junho deste ano.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) da companhia atingiu R$ 235,8 milhões, uma expansão de 44,5% na base anual — a margem Ebitda passou de 7,6% para 8,7% entre os intervalos.

Considerando despesas não recorrentes, o lucro líquido da varejista cresceu mais de cinco vezes, para R$ 73,3 milhões.

O Ebitda ajustado aumentou 40,7%, para R$ 237,1 milhões. O Magazine Luiza encerrou o mês de junho com 814 lojas, sendo 690 convencionais, 123 virtuais e o e-commerce. 

Entre abril e junho, a varejista inaugurou 12 lojas, sendo nove convencionais e três virtuais, e fechou duas lojas convencionais.

No conceito “mesmas lojas” (unidades abertas há mais de 12 meses), as vendas brutas cresceram 23,7% no segundo trimestre de 2017. Segundo a empresa, a alta foi influenciada pelo crescimento de 14,5% nas lojas físicas e de 55,4% no e-commerce.

Mercado 

O bom resultado trimestral já era esperado pelo mercado, e as altas expectativas refletiam-se no desempenho das ações ao longo de julho. Hoje, as ações da varejista encerraram cotadas a R$ 366,88, em alta de 0,07%, o maior valor de fechamento da série histórica. No mês, os papéis acumulam valorização de 41,1% — em 30 de junho, as ações valiam R$ 256.

Desde o início do ano, os papéis do Magazine Luiza avançaram 247,3% — em 28 de dezembro de 2016, a cotação estava em R$ 105,65. No acumulado do primeiro semestre, o aumento foi de 142,4%. 

Em 17 de junho, o Bradesco BBI elevou o preço-alvo das ações da varejista de R$ 290 para R$ 395 o papel. Segundo o analista Richard Cathcart, os resultados previstos para a empresa sinalizavam um momento forte e indicavam uma boa execução da companhia no segundo semestre.

(Publicado no Valor Econômico)



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