Lojas funcionam até às 22h nesta sexta-feira, 12; e até às 18h no sábado, 13

  • Entre linhas
  • Publicado em 12 de maio de 2017 às 00:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo do horário estendido é facilitar a compra dos presentes para as mães e fomentar as vendas

Para quem ainda não comprou o presente de sua “rainha”, uma boa notícia: as lojas de Franca funcionam a partir desta sexta-feira, 12 de maio, em horário estendido. Assim, os estabelecimentos comerciais abrem hoje das 9h às 22h; e neste sábado, 13 de maio, das 9h às 18h. Tudo para facilitar as compras para o Dia das Mães e fomentar as vendas neste período, considerado o segundo Natal para o comércio.

E a expectativa dos lojistas é que as vendas sejam pelo menos 5% maiores que as registradas no mesmo período de 2016. 

Se depender dos consumidores que deixaram as compras para a última hora, essa previsão pode se confirmar. Segundo pesquisa encomendada pela Acif ao Ipes (Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais), do Uni-Facef, 55,59% dos entrevistados admitiram que não anteciparam suas compras, deixando o ato para os últimos dias. 

Perfil de compra

A principal forma de pagamento apontada pelos entrevistados foi à vista no dinheiro ou cheque, com 67,07% das intenções. A prazo no cartão de crédito (21,75%) veio em seguida. As opções à vista no cartão de débito e crediário aparecem em terceiro e quarto lugares, respectivamente, com 9,67% e 1,51%.

“Se for necessário dividir, o crediário ou o cheque são opções mais vantajosas ao consumidor e também ao lojista. Sem as taxas de juros da operadora, o lojista tem condição de oferecer um preço mais competitivo. Já para o consumidor, está será a chance de poupar e não se atrapalhar com as taxas do cartão”, afirmou o vice-presidente da Acif, Alfredo José Machado Neto.

Ainda segundo a pesquisa, 51,6% pretender consumir no Centro da cidade; 28,99% nos shoppings; 10,11% nas lojas de bairro e o restante em outros locais, inclusive virtuais. Sobre a decisão do local de compra, os descontos ficam em primeiro lugar com 68,58% como fator decisivo, seguido pelo bom atendimento, com 62,84%, e facilidade de acesso, com 38,58%

Desenvolvimento da pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 30 de abril nas regiões central, norte, sul, leste e oeste, além do Franca Shopping como explica o Pesquisador do IPES, Welton Roberto Silva. “A pesquisa foi feita nos principais pontos de fluxo, em todas as regiões da cidade, em diferentes períodos do dia”, afirmou. “Com base no número total da população de Franca, fizemos um cálculo amostral com nível de confiança de 95% e margem de erro de 6%.”

Para a pesquisa, foi entrevistada a população economicamente ativa, considerada a partir dos 16 anos.


+ Economia