Lives do projeto ‘Caminhos do Divino’ continuam nos sábados de agosto

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 29 de julho de 2020 às 19:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

‘Origens e histórias religiosas da festa’ é tema do sábado, com teóloga e casal de músicos devotos do Divino

O projeto “Caminhos do Divino” (www.caminhosdodivino.com.br), lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e realizado pelo projeto Festas Populares Brasileiras, continua neste mês de agosto a promover a série de lives com participações especiais. 

O bate-papo acontece todo sábado, sempre às 10h, no perfil do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/caminhosdodivinoexpo/ e faz parte da exposição virtual sobre a Festa do Divino em São Luiz do Paraitinga (SP).

Neste sábado (1º), o tema “Origens e histórias religiosas da festa” será debatido pela teóloga Márcia Molinari Bertolino e pelo casal de devotos e músicos Ana Rosa Moradei e Pedro Moradei, mediado pela fotógrafa e autora do projeto Andrea Goldschmidt e pela produtora cultural Vandreza Freiria.

Desde jovem, Márcia Bertolino tem forte ligação com a Igreja Católica, e hoje atua como Coordenadora Pastoral no projeto de evangelização nas casas, na Paróquia São Benedito, zona Norte de São Paulo. 

No bate-papo, a teóloga abordará diversos temas sobre as tradições litúrgicas do Pentecostes como, por exemplo, os 7 dons do Divino, as procissões e o valor da partilha no catolicismo, fazendo referência ao tradicional Afogado e ao ato de pedir esmola no Pouso do Divino.

No encontro, Ana Rosa e Pedro Moradei vão compartilhar suas experiências de fé e também cantar algumas músicas do CD “Celebrando o Divino”, lançado em junho do ano passado como a primeira obra musical litúrgica feita exclusivamente para a Missa de Pentecostes. 

Desde a adolescência, Pedro já participava dos eventos da Igreja. Ele é fundador de blocos de Carnaval e da Banda Lume de Paraitinga, que tem um repertório autêntico com marchinhas carnavalescas, músicas regionais religiosas e litúrgicas.

Os encontros virtuais, que ressaltam temas diversos relacionados a esta importante e tradicional festa da cultura paulista, seguem até o dia 29, todo sábado. Confira a programação completa abaixo.

Programação de lives
Quando: todo sábado, até 29 de agosto
Horário: das 10h às 11h
Onde assistir:  Caminhos do Divino (Facebook) – https://www.facebook.com/caminhosdodivinoexpo/

1º de agosto – “Origens e histórias religiosas da festa”
Participantes: teóloga Márcia Molinari Bertolino e os devotos e músicos Ana Rosa Moradei e Pedro Moradei

08 de agosto – “Reis do Congo e Império do Divino”
Participante: produtora cultural Marinilda Boulay

15 de agosto – “Origens e histórias culturais da festa”
Participante: historiador e ex-festeiro João Rafael Cursino dos Santos

22 de agosto – “As histórias por trás das Cavalhadas”
Participante: historiadora Esther Rapoport

29 de agosto – “Caminhos do Divino: história e resultados”
Participante: fotógrafa e autora do projeto Andrea Goldschmidt

A exposição

“Caminhos do Divino” (www.caminhosdodivino.com.br) é uma exposição virtual interativa que pode ser acessada pelo computador, celular ou tablet. 

O webdocumentário, produzido pela fotógrafa Andrea Goldschmidt e premiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), é uma obra de arte que retrata as diversas manifestações, danças, músicas, gastronomia, fé, tradição e religiosidade da Festa do Divino em São Luiz do Paraitinga (SP).

Durante a visita, cada internauta pode escolher os caminhos que deseja percorrer, conforme os aspectos que mais o interessam, nas perspectivas da Fé, do Conhecimento e do Turismo. 

O ponto de partida é o mapa da cidade com oito ícones que representam a festa: a Igreja, o Império, o Afogado, a Cavalhada, a Congada, a Praça, a Procissão de Pentecostes e a Folia.

Em cada um desses lugares, diferentes mídias são disponibilizadas (fotos, vídeos, realidade virtual com imagens 360 graus e animações em realidade aumentada) oferecendo uma experiência personalizada. E o visitante ainda encontra algumas surpresas nesse caminho de descobertas.


+ Religião