Leandrinho diz que se impressionou: “Eu não imaginei que fosse assim”

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de janeiro de 2018 às 08:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se fui cestinha foi porque a equipe me ajudou, foi trabalho coletivo e não individualismo

A estreia de Leandrinho Barbosa pelo Sesi Franca Basquete não poderia ter sido melhor. Diante de 5.302 pessoas, o novo reforço da equipe totalizou 19 pontos contra o Vitória e deixou a quadra como cestinha de seu primeiro compromisso oficial com a camisa francana. Sua pontuação foi fundamental para o clube da Capital do Basquete superar o rubro-negro baiano, por 68 a 55, e retornar ao G-4 do NBB.

“O mais importante foi a vitória. O condicionamento físico vai vir ao longo do campeonato. O Helinho me ajuda muito, a comissão técnica vem fazendo um trabalho a parte do grupo. Está sendo muito bom, estou muito feliz com o trabalho que vem sendo feito. A torcida compareceu, agradeço muito. Muita coisa ainda vai acontecer”, disse o camisa 19.

Titular logo em sua primeira partida, Leandrinho mostrou fome de bola e procurou a cesta a todo momento nos primeiros minutos. No primeiro quarto, foram três arremessos tentados e nenhum acerto. Já no segundo, Barbosa desencantou e anotou oito pontos (3/5 nos arremessos de quadra), fundamentais para a virada francana.

Na volta do intervalo, o camisa 19 foi mais discreto e converteu uma bola de 3 pontos somente no finalzinho do terceiro período. Mas nos dez minutos finais, chamou a responsabilidade, voltou a ser bastante agressivo contra a forte defesa do Vitória e registrou oito pontos na parcial, finalizada com uma bola de 3 pontos restando 20 segundos para acabar, para delírio das mais de 5 mil pessoas no Pedrocão.

Leandrinho voltou a disputar uma partida oficial depois de quase dez meses. O último compromisso pela NBA foi em 24 de março de 2017, na partida de sua ex-equipe, o Phoenix Suns, diante do Boston Celtics. Nesse duelo, que terminou com vitória dos Celtics por 130 a 120, Barbosa registrou 11 pontos e cinco rebotes. Agora, retornou às quadras em grande estilo, sendo cestinha com 19 pontos.

“Os pontos virão naturalmente, independente de ser cestinha ou não. Temos vários jogadores competentes com capacidade de pontuar e ser cestinha. Se fui cestinha foi porque a equipe me ajudou, foi trabalho coletivo e não individualismo. Errei muito, principalmente no comecinho, mas é questão de tempo até pegar o condicionamento ideal e melhorar a pontaria”, afirmou Leandrinho.

Um dos principais fatores apontados por Leandrinho na vitória francana foi a defesa. Uma das melhores do campeonato, a marcação do time do técnico Helinho foi bastante aplicada, permitiu apenas 55 pontos do Vitória e igualou a melhor marca defensiva da equipe na atual temporada – 55 no triunfo sobre o Minas no Pedrocão, por 75 a 55.

“A equipe toda está fazendo um grande trabalho. Com essa vitória, são cinco jogos seguidos sem derrota. Os três últimos jogos foram maravilhosos para nossa equipe. A gente vê que a pegada defensiva está prevalecendo e isso é muito importante para o ataque. O grupo todo está muito bem e espero que siga dando tudo certo para nós”, analisou o jogador.

No entanto, o que mais chamou a atenção de Leandrinho foi a energia do Ginásio Pedrocão. Com 5.302 torcedores presentes, o Templo do Basquete Brasileiro viveu uma tarde marcante com o clima de “grande evento” criado em cima da estreia de Barbosa. Durante diversos momentos, o novo reforço teve seu nome gritado pela torcida e certamente foi o mais festejado pelo público.

Em suas duas outras passagens pelo NBB, por Flamengo (11/12) e Pinheiros (13/14) Leandrinho não chegou a atuar no Pedrocão. Segundo ele, sua última partida no Templo foi há 16 anos, quando defendia a equipe do Bauru – seu último time antes de ir para a NBA.“Só me lembro de jogar no Pedrocão quando estava em Bauru, nos playoffs, mas já fazem 16 anos. Poxa, o carinho da torcida aqui é imenso, estou muito feliz. Não imaginava que fosse ser assim. Foi uma festa linda e eu estou realmente muito feliz por estar aqui”, disse o camisa 19.

O próximo compromisso de Leandrinho e do Franca Basquete será na segunda-feira (08/01), novamente no Ginásio Pedrocão, diante do Solar Cearense, às 20h10. Porém, no próximo sábado (13/01), o Brasil inteiro poderá acompanhar o astro do basquete brasileiro novamente ao vivo na tela da Band, no duelo entre Vasco da Gama e Franca, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, às 14 horas.


+ Basquete