Laboratório das Artes apresenta até o dia 29, a mostra “Paisagens Urbanas”

  • Entre linhas
  • Publicado em 20 de junho de 2018 às 11:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Exposição reúne 33 desenhos em várias linguagens de 11 artistas do movimento “Urban Sketchers”

O Laboratório das Artes apresenta até o dia 29 de junho, a mostra “Paisagens Urbanas”, que reúne 33 desenhos em várias linguagens e técnicas de 11  artistas que participam de movimentos como o “Urban Sketchers”, que se dedicam a documentar, interpretar e retratar o que vem nas ruas das cidades do planeta, em especial sua arquitetura e paisagem urbana. A mostra, com curadoria da artista Atalie Rodrigues Alves, apresenta três trabalhos de cada um dos participantes: Eduardo Bajzer (São Paulo), Eliel Américo Silva (Brasília), Flávio Miranda e Joel Venceslau (São Carlos), Jozz Zugliani (Jaú), Laura Barichello (São Paulo), Lauro Monteiro (Paraty), Renato Palmuti (São Paulo), Ricardo Falcoski (São José do Rio Preto), Tarcísio Bahia (Vitória) e Ubirajara Jr. (Ribeirão Preto).

A ideia de criar um movimento pelos que desenham nas ruas surgiu em 2008. Após observar um número cada vez maior de pessoas compartilhando seus desenhos feitos ao ar livre na web, o jornalista espanhol e residente nos Estados Unidos Gabriel Campanario criou o blog www.urbansketchers.org para reunir entusiastas desse tipo de atividade artística, onde passaram a compartilhar ideias, técnicas e como os desenhos foram feitos. Os desenhos contam histórias do dia a dia, dos lugares em que vivem os artistas ou para onde viajam, são um registro do tempo e do lugar retratado. O sketch é um registro gráfico, um desenho de observação direta tendo o papel como suporte, utilizando-se de qualquer material para desenvolver a composição, como lápis, nanquim, aquarelas, dentre outros.

Desde então esse grupo vem crescendo rapidamente, contando hoje com mais de 200 grupos regionais oficiais que mantém as mais diversas atividades regulares envolvendo a prática e a divulgação do desenho de rua, reunindo assim dezenas de milhares de pessoas na internet e em seus encontros regionais e internacionais.

O evento se insere na proposta do Lab de apresentar ao público local novidades do mundo das artes visuais, incentivar a produção local e ampliar a visibilidade das artes na vida da cidade. 

Laboratório das Artes: Rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação – telefone (16) 3722-5004

www.laboratoriodasartes.com.br

www.facebook/lab das artes

Horário de visitas: segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14 às 17h.

Acesso gratuito

Visitas monitoradas devem ser previamente agendadas


+ Cultura