Jornal da Franca confirma: CDP fica superlotado com flagrantes durante Expoagro

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de maio de 2016 às 10:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:46
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Unidade de Franca ultrapassou a marca dos 375 presos além de sua capacidade habitual

​De acordo com matéria divulgada na manhã desta segunda-feira pela Editoria de Polícia (veja abaixo) a lotação do CDP – Centro de Detenção Provisória – de Franca aumentou consideravelmente nos últimos dias. 

Leia aqui: Flagrantes de tráfico se multiplicam e CDP fica em estado de alerta

De acordo com levantamento realizado pelo Jornal da Franca, com base na notícia da Editoria de Polícia, constatou-se que o CDP que fica no jardim Marambaia, extremo norte da cidade, ultrapassou a marca dos 375 presos além de sua capacidade habitual. 

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Governo do Estado, a unidade prisional – para detentos que aguardam julgamento ou decisão da Justiça – abrigava no final de semana, 1.220 presos.

Como a capacidade da unidade de Franca é para 847 presos, há um excesso de 373 presos, ou seja, mais de um terço da capacidade normal. 

A superlotação do CDP Franca tem chamado a atenção das autoridades pois está sempre acima – muito acima – de sua capacidade. Segundo um funcionário que é agente prisional na unidade do Jardim Marambaia, até 100 presos a mais da capacidade dá para suportar, mas o número que vem se sustentando nos últimos meses coloca mesmo a prisão em estado de alerta.

O regime dos CDPs é para presos de menor periculosidade, alguns presos em flagrante – como o caso de traficantes que agiam no final de semana na Expoagro – que aguardam manifestação da Justiça. No caso, eles foram presos em flagrante e somente um Juiz Criminal pode decretar a sua liberação ou permanência. 

Há presos já condenados no CDP, numa flagrante irregularidade. Os condenados pela Justiça devem cumprir a pena em Penitenciárias, mas como também há superlotação naqueles presídios, eles permanecem irregularmente na Detenção Provisória. 

Na Expoagro

No final de semana durante a 47ª Expoagro, três jovens foram surpreendidos comercializando maconha e cocaína no recinto do Parque de Exposições Fernando Costa e nas proximidades. 

No início da madrugada de domingo, um sapateiro do Parque Progresso foi preso pela PM com vários papelotes de cocaína e um cigarro de maconha.

Pouco tempo depois, durante a apresentação da dupla Marcos & Belluti, foi a vez de um pedreiro do Residencial Meirelles ser preso. A PM viu quando ele entregou uma porção de maconha para um usuário. 

Os três foram indiciados por tráfico e ajudaram a aumentar a superlotação de presos do CDP, que fechou mais uma semana com 373 presos a mais que sua capacidade. 


+ Segurança