​IPT fará avaliação de rotas de tratamento de resíduos sólidos na região de Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de janeiro de 2016 às 10:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Idéia é apoiar municípios na avaliação de rotas alternativas de tratamento de resíduos sólidos urbanos

Pesquisadores irão avaliar o impacto dos processos de coleta seletiva, separação e pré-tratamento (Foto Arquvo JF)

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Prefeitura de Bertioga assinaram na última quinta-feira, 17, um convênio para um projeto-piloto que deverá auxiliar as 23 prefeituras municipais da região de Franca a reduzirem custos de investimentos e de operação no gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos (RSU) e também incorporarem avanços tecnológicos no aproveitamento energético dos materiais e na minimização da massa e do volume destinados à disposição final.

A previsão de duração do projeto é de 24 meses. O projeto denominado ‘RSU – Energia’ é resultado de uma demanda feita ao IPT pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, que visa estruturar uma plataforma de conhecimentos para apoiar os municípios na avaliação de rotas alternativas de tratamento de resíduos sólidos urbanos, levando-se em conta os aspectos socioambiental e econômico.

Segundo a Lei 12.305, que instituiu em agosto de 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os resíduos sólidos urbanos são aqueles originários de atividades domésticas em residências urbanas e também da varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana.

Os pesquisadores do IPT irão avaliar o impacto dos processos de coleta seletiva, separação e pré-tratamento na eficiência das tecnologias, aplicar uma ou duas tecnologias em escala de demonstração em um bairro de Bertioga, estabelecer a infraestrutura para apoiar os municípios nas decisões relativas aos resíduos e desenvolver ou adaptar novas tecnologias.
 


+ Meio Ambiente