Ipem-SP alerta foliões sobre cuidados na compra de produtos de carnaval

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de fevereiro de 2020 às 23:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dicas do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo valem para fantasias, adereços e brinquedos

​Fantasia, confete, serpentina, camisinha são produtos que fazem parte da festa no carnaval. 

Para garantir que os consumidores não sejam lesados na hora de adquirir qualquer produto típico da folia, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do estado de São Paulo), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro, destaca dicas importantes.

No caso de brinquedos, por exemplo, é recomendado adquirir produtos com selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Para o superintendente do Ipem-SP, Ricardo Gambaroni, para crianças o ideal é utilizar material natural, por exemplo, algodão, que é mais confortável. 

“No caso de tecidos sintéticos, como poliéster ou poliamida, deve-se observar se a criança não é alérgica a esses materiais. No caso de fantasias com adereços, considerados brinquedos, a utilização dos mesmos deve ser acompanhada sempre por um adulto, pois o Selo de Segurança do Inmetro refere-se aos requisitos mínimos de segurança”, complementa.

Brinquedos
Todos os itens voltados à diversão infantil devem trazer o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e a classificação etária indicativa, o que garante que foram testados e não representam riscos à saúde do consumidor.

Fantasias
Ao comprar fantasias é importante conferir a “composição têxtil” do tecido, que deve ser informada na etiqueta do produto. 

Também devem estar informados razão social ou nome da marca registrada do fabricante, CNPJ, país de origem, nome e percentual das fibras e filamentos que compõem o tecido. 

Deve conter também indicações para conservação do produto e indicação do tamanho ou dimensão. Todas essas informações em produtos têxteis contribuem para evitar alergias e, consequentemente, riscos à saúde.

De acordo com a gestora do Centro de Fiscalização da Conformidade de Produtos do Departamento de Metrologia e Qualidade do Ipem-SP, Marta Beatriz Malvestiti, há adereços que não têm obrigatoriedade de informação ou certificação, como colares e brincos. 

“Porém, os adereços de mão são considerados brinquedos, por exemplo, martelos, tacapes, lanças, escudos, espadas etc., e por isso precisam ter o Selo de Segurança do Inmetro”, explica.

Quantidades e medidas
Ao comprar elásticos, lantejoulas, paetês, kits de enfeites, óculos, apitos, máscaras, confetes e serpentinas, é preciso estar atento se a quantidade indicada nas embalagens dos produtos corresponde ao que está sendo efetivamente adquirido.

Na compra de qualquer produto que tenha sido pesado e embalado na ausência do consumidor (pré-medidos), é preciso ficar atento às informações contidas na embalagem. 

A etiqueta deve apresentar indicação quantitativa (peso/volume) realizada pelo ponto de venda ou pelo fabricante. Além disso, o valor da tara/embalagem deve ser informado e estar descontado do peso do item. 

Na dúvida sobre a fidelidade dos dados, o mais adequado é utilizar a balança do próprio ponto de venda para conferir os dados.

Sexo seguro
Ao comprar ou adquirir preservativos masculinos é importante observar se a embalagem contém a marca do Inmetro e do Organismo de Certificação de Produtos (OCP). Isto garante que o produto passou por testes antes de sua comercialização. 

Vale ressaltar que é fundamental verificar se a embalagem não está rasgada ou com qualquer outro vestígio de violação e conferir o prazo de validade.


+ Serviços