IPEM autua cinco postos de combustíveis em Orlândia, Ipuã e Miguelópolis

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de abril de 2017 às 16:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Irregularidades constatadas em cinco de 17 postos fiscalizados na região entre 3 e 5 de abril

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) encontrou irregularidades em cinco de 17 postos fiscalizados na região de Ribeirão Preto entre 3 e 5 de abril. A operação ‘Olhos de Lince’ ocorreu nas cidades de Ipuã, Sales de Oliveira, Orlândia e Miguelópolis, com apoio da Polícia Civil. 

Segundo o Ipem, havia irregularidades na quantidade de combustível que chegava até ao consumidor, que era sempre menor, segundo a análise do órgão. O Ipem ressalta, contudo, que não havia fraudes nas bombas, mas problemas no sistema de abastecimento.

As irregularidades foram encontradas nos seguintes postos: Auto Posto Serviços Kory Ltda., Auto Posto São José Ltda., M.T. Orlândia Com. de Combustíveis Ltda., todos em Orlândia; Posto São José da Capelinha Ltda., em Ipuã, e Auto Posto Jurai Ltda ME, em Miguelópolis.

O M.T. Orlândia Com. de Combustíveis Ltda. teve todas as bombas interditadas. No Ok Centro de Abastecimento de Combustíveis Ltda., em Sales Oliveira, duas bombas medidoras foram reprovadas por vazamento.

Os postos terão dez dias para apresentar defesa. As multas podem chegar a R$ 1,5 milhão, segundo o Ipem.

Por conta das irregularidades, o instituto irá identificar a empresa que realizou a manutenção das bombas, que passará por processo administrativo e terá o descredenciamento solicitado junto ao Inmetro.

Outro lado

O Auto Posto Serviços Kory Ltda. disse à reportagem do ACidade ON que considera a fiscalização como uma represália e que deve entrar com processo contra o órgão de fiscalização.

A reportagem não conseguiu contato com os demais estabelecimentos. Desde janeiro de 2017, o Ipem-SP visitou 2.064 postos de combustíveis no Estado de São Paulo e autuou 363 estabelecimentos. Foram verificadas 24.315 bombas, sendo que 1.231 acabaram reprovadas. 


+ Economia