IPEM acha novos lotes de Ovos de Páscoa irregulares na região de Franca e RP

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de março de 2017 às 11:16
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Constatadas irregularidades em 12 lotes (16%) de produtos típicos do período da Páscoa

Consumidores devem ficar atentos na hora de comprar os produtos típicos do período de Páscoa. O Ipem-SP acaba de realizar uma operação especial na capital e interior para averiguar irregularidades no peso de bombons, trufas, chocolates de formatos variados, colombas e ovos de chocolate.

Durante os últimos dias 27 e 28 de março, foram feitos exames nos laboratórios da capital, em Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos e São José do Rio Preto, para verificar se supermercados e lojas especializadas – de pequeno, médio e grande porte – estão comercializando de maneira adequada produtos voltados à Páscoa.

O resultado foi a identificação de irregularidades em 12 lotes (16%) de produtos típicos do período da Páscoa, como bombons, trufas, chocolates de formatos variados, colombas e ovos de chocolate.

Na capital, foram 24 lotes verificados, sendo dois (9%) reprovados. Em Bauru, foram 13 lotes verificados e todos aprovados. No laboratório de Ribeirão Preto, foram 12 lotes verificados, sendo dois (17%) reprovados. Em São Carlos, foram 13 lotes verificados, com quatro (31%) reprovados. Já em São José do Rio Preto, foram 13 lotes verificados e quatro (31%) foram reprovados.

Todos os produtos embalados – itens considerados pré-medidos (ou seja, pesados sem a presença do consumidor) devem, obrigatoriamente, informar o peso/volume do item. O consumidor pode utilizar as balanças disponibilizadas pelo supermercado – geralmente na área de hortifrúti – para realizar a conferência. O valor deve sempre ser maior que o conteúdo nominal descrito na embalagem, uma vez que o peso da mesma deve ser descontado.

As empresas autuadas pelo Ipem-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.

Fique de olho
Além de identificar se a indicação de peso e volume está descrita de forma clara nas embalagens dos ovos de Páscoa, o consumidor deve estar ciente que a numeração dos ovos de chocolate serve apenas como referência para o fabricante. Ou seja, não se pode dizer que um produto com numeração maior pesa mais, pois cada fabricante adota uma escala diferenciada de tamanho. Assim, oriente-se apenas pela indicação do peso líquido do ovo de chocolate.


+ Comércio