Integração de 2h e Linha do Trabalhador Sul entram em operação nesta quinta, 27

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de junho de 2019 às 18:03
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Novidades integram o contrato de concessão do transporte público que renovou com a São José por 10 anos

A partir desta quinta-feira, 27 de junho, passa a vigorar o aditamento do contrato de concessão do transporte público municipal. E, como parte das exigências feitas pela Prefeitura para a renovação, duas melhorias para os usuários do transporte já serão implementadas. Tratam-se da ampliação do tempo de integração de 1h30 para 2 horas e a implantação da Linha do Trabalhador Sul.

E essas são apenas duas melhorias de uma cesta de benefícios decorrentes da renovação do contrato.

A ampliação do tempo de integração é uma reivindicação antiga dos usuários que, a partir de agora, terão mais tempo para pegar dois ônibus pagando apenas uma passagem. 

A Linha do Trabalhador Sul começa a operar nesta quinta-feira, às 5h55, com um ônibus saindo de frente ao Tonin Atacado, na Av. Champagnat. Este carro vai pegar aqueles passageiros que vêm de outros ônibus – Jardins Aeroporto, Santa Bárbara, Elimar, Flórida, Noêmia e adjacências – e levá-los diretamente até o Distrito Industrial, sem necessidade de passar pelo Centro e Estação. A expectativa é de que o usuário economize pelo menos 20 minutos em sua viagem até o Distrito.

Haverá neste novo percurso dois pontos, um na Av. Alonso y Alonso, perto da banca de jornal, e outro em frente ao Franca Shopping, com tempo médio de 15 minutos para chegar ao destino. No período da tarde, a linha funciona no sentido inverso – Distrito-Champagnat -, com saída às 16h35.

Essa linha é o embrião de outras que serão gradativamente levadas para as outras regiões da cidade rumo ao Distrito Industrial e às fábricas do Jardim Paulistano.

Todos os usuários estão sendo orientados, com entrega de folhetos e cartazes, tanto no terminal como nos coletivos que atendem as regiões mencionadas. 

A Prefeitura também trabalha para a redução de R$ 0,20 no valor da tarifa, por meio do município. Os estudos técnicos-jurídicos estão em fase de finalização. 

Mais benefícios

A renovação do contrato ainda garante, de acordo com as exigências da Prefeitura:

– reforma do Terminal Urbano Ayrton Senna; 

– implantação de novo sistema GPS para monitoramento e acompanhamento da operação do serviço de transporte coletivo;

– implantação de novo aplicativo para celulares;

– implantação de quatro Estações de Integração (Expresso Bairro), nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste;

– sinal wi-fi gratuito em todos os veículos da frota; 

– tomadas USB para recarga de smartphones e de outros dispositivos eletrônicos;

– câmeras de segurança com todos os veículos da frota.

Todos esses benefícios deverão ser custeados pela própria empresa e executados em prazos determinados na minuta do contrato de renovação, sob pena de abertura de nova licitação.


+ Cotidiano