Instituto João de Barro entrega a primeira casa para família de Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 12 de agosto de 2016 às 16:24
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Localizada no Jardim Santa Bárbara, residência da própria família foi reformada e ampliada pelo grupo

Parte dos integrantes do João de Barro durante a entrega da 1ª casa no Santa Bárbara (Foto: Divulgação)

​Foi em clima de festa, que parte dos voluntários do Instituto João de Barro de Franca, entregou no final da tarde desta quinta-feira, 11, a primeira casa do projeto que prevê a reforma e construção de residências para famílias carentes da cidade.

De propriedade da própria família assistida no Jardim Santa Bárbara, a residência começou a ser reformada e ampliada no ano passado, logo no início dos trabalhos do Instituto João de Barro de Franca

A nova cozinha da família, que reside no Jardim Santa Bárbara (Foto: Divulgação)

A segunda obra será construída em um terreno doado pela Teixeira Imóveis. “Estamos na fase de elaboração do projeto da segunda casa. Foi escolhida a família de uma senhora viúva que possui sete filhos, onde quatro são especiais. Atualmente eles moram em uma casa alugada”, revela o fundador do Instituto João de Barro

A obra será iniciada após a aprovação dos projetos na Prefeitura e da obtenção dos recursos necessários para sua edificação. O projeto está sendo feito sob medida para atender às necessidades dessa família. 

Entrada da casa da família beneficiada pelo Instituto João de Barro (Foto: Divulgação)

O INSTITUTO

inspirado em uma instituição similar que existe há 50 anos em Barretos (SP), o CIAS – Centro de Investigações e Ações Sociais, que construiu 126 casas para famílias carentes, com a média de duas casas e meia por ano, vai muito além de proporcionar moradia digna a famílias carentes que não têm condições de participar dos programas habitacionais do governo. É que ele busca melhorar a qualidade de vida dessas famílias, já que além de estruturar adequadamente a moradia, oferece ainda, apoio psicológico para que usufruam melhor da nova habitação. “Oferecemos ainda orientações para melhorar as condições de limpeza, higiene e organização da habitação”, esclarece Carlos, que observando o trabalho do CIAS, percebeu que os obstáculos e dificuldades desse tipo de ação são superados pela persistência, disciplina, comprometimento e dedicação dos voluntários. E é exatamente isso o que tem sido visto em Franca.

Atualmente o grupo possui 91 membros, que se dividem numa estrutura organizacional composta por quatro equipes: a diretoria e conselho, responsável pela gestão administrativa; a Comissão de Triagem e Apoio, que pesquisa e seleciona as famílias beneficiadas e também dá apoio psicológico é coordenada pela psicóloga Ana Márcia Lopes Diniz e conta hoje com 22 voluntários; a Comissão Técnica, que realiza os projetos e acompanha as obras, é coordenada pelo engenheiro civil Renildo Baldoíno Carrijo, possui 31 voluntários; e a Comissão de Eventos, que organiza promoções com o objetivo de arrecadar os recursos necessários para as obras, está sob a coordenação do arquiteto e urbanista, Cláudio Ferreira.

O principal requisito é que o voluntário tenha comprometimento nos trabalhos do instituto, não importando a sua profissão. Com isso o João de Barro tem profissionais de diversas áreas participando dos trabalhos. “O Instituto João de Barro é uma organização onde pessoas podem exercitar a cidadania, servir a comunidade e praticar o princípio cristão da caridade”, salienta Carlos.

A TRIAGEM

As famílias assistidas pelo Instituto João de Barro são indicadas por conhecidos que preenchem um formulário de cadastro. Em seguida, uma comissão da equipe de Triagem faz uma visita e levanta todos os dados necessários para análise. Após o cadastro e visita a todas as famílias indicadas, é feita a escolha da família baseada em vários critérios, por exemplo, situação de vulnerabilidade, condições atuais insalubres, necessidade, entre outros. E para que o trabalho seja possível, o Instituto João de Barro realiza várias promoções, além de contar com doações de recursos financeiros e de materiais de construção. 

Para conhecer mais sobre o trabalho realizado pelo Instituto João de Barro, basta acessar sua página no Facebook.


+ Filantropia