Inicie Uma Mudança Em Você Mesmo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de maio de 2017 às 22:03
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:11
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Atualmente, treinamentos e sessões de coaching, além de consultorias e
outras formas de aconselhamento de carreira são comuns. Contudo, com o aumento
da demanda, a oferta desses serviços acabou por se encarecer, o que dificultou
o acesso de muitos.

Outro fato que torna o acesso ainda mais complicado é a instabilidade e
fragilidade econômica enfrentada por inúmeros empreendedores brasileiros devido
a situação pela qual passa nosso país.

Pensando nisso, estou disponibilizando aqui no blog uma série de dicas que
abordarão temas como liderança, motivação, sucesso e propósito. Logicamente que
elas não visão substituir o trabalho de um Coach profissional, mas sim fornecer
alguns insights para você aplicar no seu dia a dia. Vamos lá!

1) Seus Funcionários São Seus Clientes Mais
Importantes

A ideia aqui é bem simples, mas muito poderosa. Seus funcionários, ou ainda
mais especificamente, a equipe que você lidera, é o seu “cliente número 1”.
Justamente por isso, é preciso que o líder cuide bem dessas pessoas, dê atenção
necessária, aplique treinamentos eficientes e acompanhe seu desenvolvimento de
perto. Dessa forma, um
time bem cuidado e bem treinado
, cuidará ainda melhor do “cliente número
2”: o consumidor dos seus produtos ou serviços.

2) Comunicação É Tudo

Saber se comunicar com as pessoas ao seu redor é a chave para o seu sucesso.
Inspirar confiança, segurança e respeito são características básicas de todos
os grandes líderes que já vimos passar por essa Terra. Mas como fazer isso? Uma
das maneiras mais simples de se alcançar esse objetivo é através da técnica do Círculo
de Ouro
.

Segundo esse pensamento, para se comunicar de maneira efetiva é preciso
pensar suas ideias como um conjunto de camadas circulares: na parte central e
mais funda está localizado o motivo que te guia a fazer o que você faz, na
camada intermediária está o como você faz e na mais superficial está o quê você
faz. A partir disso, você deverá se comunicar sempre da parte mais funda para a
parte superficial.

3) Fazer Lista de Desejos Não É Traçar Metas

Espero que você esteja ciente de que fazer lista de desejos não é traçar
metas. Mas o que isso quer dizer? Isso significa que suas metas não se resumem
às conquistas
que você quer alcançar
. Tenha claro em sua mente e em suas ações que uma
meta é o princípio de qualquer liderança, sem uma meta não existe um líder.
Justamente por esse motivo é que é possível compreender que uma meta é algo que
exige comprometimento e pressupõe valores concretos, prazos estabelecidos e um
objetivo específico.

Traçar boas metas, portanto, é um dos pilares que sustentam o sucesso de
qualquer empresa.

Quer saber mais sobre empreendedorismo e sucesso?

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*Esta coluna é semanal e atualizada às sextas-feiras.


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