Indústrias de calçados do RS cortaram mais de 1,5 mil empregos em um mês

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de setembro de 2018 às 06:45
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Acumulado de 12 meses aponta extinção de mais de 4 mil postos de trabalho

Como as notícias já indicavam, a indústria calçadista foi um dos segmentos que puxou o resultado negativo no mercado de trabalho do Rio Grande do Sul em agosto.

As fábricas gaúchas de calçados cortaram 1.554 empregos com carteira assinada no mês passado. 

É quase o triplo do saldo negativo registrado no mesmo mês de 2017. Apesar disso, não estamos na “entressafra” calçadista.  

Presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Três Coroas, Werner Muller Junior explica que, inclusive, era para ser o contrário:

– Normalmente, este seria um dos melhores períodos do ano. É época de produção para entrega antes do Natal. As empresas estão mantendo suas estruturas no Nordeste e diminuindo aqui. Isso é agravado pelo ICMS mais alto.

O acumulado de 12 meses aponta para uma extinção de 4.180 empregos formais nas indústrias de calçados no Rio Grande do Sul. 

Nos últimos meses a imprensa divulgou vários fechamentos e enxugamentos de quadro de funcionários no setor calçadista. Apesar do dólar alto, as exportações estão caindo. 

Parte devido à crise na Argentina, principal mercado externo das fábricas. Além disso, o consumo de calçados caiu dentro do próprio país nos últimos anos, afetando com força fábricas que dependiam apenas do mercado doméstico. 


+ Economia